AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Dicas de Beleza / CONFIRA

Exagerou na exposição ao sol? Como tratar e amenizar as queimaduras solares

Dermatologista lista dicas, cuidados e mitos sobre queimaduras solares e pele descascada

Queimaduras solares - Foto: Reprodução/Freepik
Queimaduras solares - Foto: Reprodução/Freepik

O calor está por todo o Brasil, proporcionando dias quentes ideais para se refrescar em uma praia ou na piscina. Porém, a exposição excessiva e desprotegida ao sol pode te prejudicar e até causar queimaduras solares, que vão além de um simples incômodo temporário.

AnaMaria conversou com a dermatologista Alícia Natário, que destacou a importância de cuidados imediatos e apropriados para tratar e proteger a pele quando entrar em contato com a exposição ao sol.

"A pele vermelha, sensível ao toque e descamando são indicativos claros de que a pele está danificada e necessita de cuidados urgentes", alerta. Para auxiliar na recuperação das queimaduras solares, ela compartilhou algumas orientações. Veja a seguir!

Por que devemos passar protetor solar no rosto diariamente?

O que fazer após a exposição ao sol?

Após a exposição solar, a pele necessita repor a hidratação e o frescor. Recomenda-se o uso de produtos hidratantes que proporcionem alívio e refrescância à pele. 

Além disso, é importante manter uma hidratação oral adequada, bebendo bastante água para repor a hidratação do corpo.

Como cuidar da pele com queimaduras?

Caso sua pele tenha queimaduras solares, é fundamental usar produtos com propriedades calmantes para refrescar, aliviar a ardência e hidratar a pele.

Borrife o produto algumas vezes ao dia sobre a pele queimada e aumente a ingestão de água para mais de 2 litros por dia. Evite a exposição solar adicional, bem como ambientes quentes, e opte por banhos com água fria ou morna.

Preciso usar protetor solar para cabelo? Saiba como proteger os fios do sol

Quanto tempo leva para melhorar as queimaduras solares?

Geralmente, os sintomas de ardor melhoram em cerca de dois a três dias, porém, isso pode variar de acordo com o tipo de pele e o grau das queimaduras.

Uma boa hidratação da pele e o uso de produtos com propriedades calmantes podem acelerar a recuperação. É fundamental permanecer em locais frescos e manter uma hidratação oral rigorosa, além de evitar banhos com água quente.

Como lidar com a pele descascando?

No caso de descamação da pele, é importante intensificar a hidratação e evitar puxar a pele descamada, pois isso pode causar danos à nova camada de pele que está se formando. 

"A esfoliação não é recomendada nessas situações. Permita que a pele se regenere naturalmente. Além disso, não se esqueça de aplicar filtro solar e tratar sua pele com carinho, proporcionando uma hidratação adequada”, explica Alícia.

Por que o melasma piora no verão? Cuidados são necessários nesta época

É recomendado o uso de maquiagem na pele queimada ou descascando?

A pele queimada ou descascando está mais sensível, portanto, é indicado evitar o uso de maquiagem, pois isso pode irritar a pele ou desencadear reações alérgicas. Priorize a hidratação e a proteção solar.

É necessário evitar o sol por um tempo após queimaduras solares?

Sim, é importante afastar-se do sol após uma queimadura solar, pois a pele danificada fica sensível e expô-la novamente ao calor solar pode agravar a queimadura.

É verdade que o uso de sabonetes é contraindicado na pele queimada?

"Recomendo o uso de sabonete apenas uma vez ao dia no banho, sem esfregar ou utilizar buchas. Isso ajuda a manter a pele hidratada”, indica.

Após o banho, é essencial aplicar um hidratante enquanto a pele ainda está úmida para melhor absorção.

Quando é necessário buscar cuidados médicos para queimaduras solares graves?

Queimaduras solares podem ser de diferentes graus. Se surgirem bolhas na pele, é aconselhável procurar um médico. Além disso, se houver mal-estar geral, é indicado buscar atendimento médico para avaliação e tratamento adequados.

Leia também

Como escolher o melhor protetor solar? Separamos 4 dicas para você

Quem disse, Berenice? lança novo protetor solar; será que funciona?

Saiba como recuperar a pele dos danos causados pelo sol