AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / CUIDADOS COM A PELE

Por que o melasma piora no verão? Cuidados são necessários nesta época

Exposição ao sol, mesmo com proteção no rosto, induz a produção de hormônio responsável pela pigmentação da pele e o melasma

Melasma - Foto: Reprodução/Freepik
Melasma - Foto: Reprodução/Freepik

Melasma é uma condição de pele que pode ser incômoda para mulheres. Caracterizado por manchas escuras e irregulares, geralmente no rosto, ele não tem uma causa exata para surgir. Alguns fatores, inclusive, ambientais, podem contribuir para sua manifestação. 

Uma das épocas do ano em que o melasma tende a surgir ou até piorar é o verão. Isso acontece pela exposição prolongada ao sol, o aumento da temperatura, da umidade e a maior frequência de atividades ao ar livre em dias quentes

Para AnaMaria, a médica dermatologista Andrea Bannach ressalta que mesmo a exposição excessiva ao sol, sem que atinja diretamente o rosto, pode intensificar o surgimento do melasma.

“Quando exposto ao sol, o corpo produz o hormônio estimulante dos melanócitos, que por sua vez produzem melanina, o pigmento responsável pela hiperpigmentação. Essa produção ocorre quando qualquer parte do corpo está exposta aos raios solares”, explica.

Preciso usar protetor solar para cabelo? Saiba como proteger os fios do sol

Como prevenir melasma?

Para minimizar os efeitos do melasma durante o verão, é essencial adotar uma rotina de cuidados com a pele que inclua o uso de protetor solar diariamente. O produto evita que as manchas escureçam ainda mais.

“O protetor deve proteger contra os raios UVA, UVB e a luz visível. Aplicado rigorosamente todos os dias, independentemente das condições climáticas e reaplicado frequentemente – sobretudo se a pessoa tiver entrado no mar ou na piscina, ou suado bastante”, detalha.

Além disso, é importante evitar a exposição prolongada ao sol, especialmente durante as horas de pico de radiação UV, que é prejudicial para a pele e geralmente ocorrem entre às 10h e às 16h.

Outra medida que pode ajudar a minimizar os efeitos do melasma durante o verão inclui usar roupas de proteção, como chapéus de abas largas e roupas de manga longa, para proteger a pele do sol.

Quem tem melasma pode seguir os passos básicos de skincare (limpeza, hidratação e proteção solar) de acordo com o tipo de pele (seca, mista ou oleosa). 

Peles negras e manchas: como evitar erros e fugir do efeito rebote no skincare?

Tratamento das manchas

Segundo pesquisa da Faculdade de Medicina da Unesp (Universidade Estadual Paulista), o melasma acomete entre 15% a 35% das mulheres brasileiras, sendo mais comum a partir dos 30 anos. É uma condição crônica, podendo durar anos ou por toda a vida.

De acordo com o estudo, são mais suscetíveis a terem melasma as mulheres de pele morena, como as afrodescendentes, de ascendência árabe, asiáticas ou até hispânicas.

Melasma: como cuidar? Passos que te auxiliarão no tratamento das manchas

Felizmente, existem vários cremes clareadores disponíveis que podem ajudar a reduzir a aparência das manchas de melasma. Alguns ativos que podem ser aliados no tratamento são a cisteamina e a hidroquinona.

No verão, além do uso de produtos tópicos, também é possível usar antioxidantes via oral, desde que sejam recomendados por um dermatologista.

É importante notar que o melasma pode ser uma condição crônica e que os resultados dos tratamentos podem variar de pessoa para pessoa. Portanto, é importante consultar um dermatologista para discutir as opções de tratamento mais adequadas para você. 

Leia também

Xô, rugas e manchas! Veja como retardar marcas de expressão e a flacidez

Sérum clareador da Vitaderm: produto é indicado para cuidar de manchas na pele

Resenha: Skinceuticals Phyto Corrective acaba mesmo com as marquinhas de espinha?