AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Quer emagrecer? Saiba como apostar nos suplementos alimentares como aliados

Especialistas esclarecem as dúvidas sobre o uso de suplementos alimentares para iniciantes no assunto

AnaMaria Digital foi em evento em São Paulo (SP) e volto cheia de dicas sobre suplementos alimentares. - Freepik
AnaMaria Digital foi em evento em São Paulo (SP) e volto cheia de dicas sobre suplementos alimentares. - Freepik

Todo mundo já sabe que não existe fórmula mágica para emagrecer. Alimentação saudável, prática de atividades físicas e constância são indispensáveis para qualquer pessoa que deseja promover mudanças no corpo. A boa notícia é que existem suplementos que podem impulsionar esse processo, encurtando o caminho até o físico desejado – como AnaMaria Digital aprendeu em participação em evento da marca Dux Nutrition, em São Paulo (SP).

Conversamos com Isabela Micheletti, coordenadora de Nutrição da empresa, para entender como esses suplementos podem ser aliados de quem está iniciando a vida fitness. Além disso, Thaisa Leal, nutricionista especialista em emagrecimento, também estava presente e nos deu algumas dicas sobre como manter o foco. Confira!

Iniciantes podem tomar suplementos? Por onde começar?

Isabela: Sim! O ideal é sempre buscar as orientações de um profissional de saúde, mas os suplementos principais – como Whey Protein, Vitaminas e Creatina – podem contribuir complementando a alimentação desde os iniciantes até aqueles que praticam atividades físicas há mais tempo.

Thaisa: Eu acredito que a primeira coisa a pensar é o que você gostaria de melhorar, aí depois se decide o suplemento. Muitas pessoas veem esse tipo de produto nas redes sociais e decidem usar, mas para quê? Qual é o seu intuito? Temos que pensar na melhor estratégia para o dia a dia.

Quais os benefícios do Whey Protein para os praticantes de exercícios físicos?

Isabela: A principal funcionalidade do Whey Protein é em relação à síntese proteica – que promove o ganho de massa muscular. Muitas pessoas acreditam que ele atrapalha o emagrecimento, mas, na verdade, o Whey ajuda a construir músculos e a diminuir a quantidade de gordura no corpo - isso quando associado à atividade física. Praticantes de qualquer esporte podem usufruir desses benefícios, especialmente os adeptos da musculação.

Os suplementos alimentares só funcionam se eu estiver seguindo uma dieta rígida?

Isabela: Eles são como um complemento à alimentação. Isso significa que precisamos deles quando existe um deficit em nossas refeições – como falta de proteínas, por exemplo. Mas, de qualquer forma, recomendamos o auxílio de um profissional, que poderá identificar as necessidades de cada um, trabalhando estratégias de complementação.

Thaisa: Uma dica para manter o foco no plano alimentar é lembrar da sua motivação, ou seja, motivo para ação. Temos que olhar para o motivo que existe dentro de nós e usar isso como força potencializadora. Se você está se sentindo mal com o seu corpo hoje, vamos em busca de melhorar o nosso físico, a nossa autoestima. 

Existe momento certo do dia para tomar os principais suplementos?

Isabela: Até existe, mas isso depende! O Whey Protein pode ser utilizado em vários momentos do dia – como lanches intermediários e café da manhã, por exemplo. Já a creatina irá potencializar o ganho de massa muscular quando consumida no pós-treino. Outro exemplo é a Vitamina C, que deve ser consumida estrategicamente após as refeições, com o intuito de aumentar a absorção do ferro.

Mito ou verdade: seguir uma alimentação saudável e apostar em suplementação custa caro?

Thaisa: Mito! Fora que existem vários produtos de linhas fit que não são necessariamente saudáveis. A dica é comer mais comida ‘de verdade’. Ou seja: tentar preparar mais a própria comida em vez de ficar comendo fora. Também vale investir em suplementos e produtos industrializados de boa qualidade, que agreguem no dia a dia.

EXTRA: DICAS PRÁTICAS PARA MANTER O FOCO NO EMAGRECIMENTO, por Thaisa Leal

1. Para algumas pessoas pode ser mais desafiador ajustar a alimentação por conta de uma rotina corrida ou de um momento especial de trabalho. Um conselho para encaixar a alimentação saudável na rotina agitada é preparar as refeições da semana de uma só vez. Assim, você não fica presa à cozinha todos os dias.

2. O lanche da tarde é a refeição que meus pacientes mais enfrentam dificuldades em seguir o plano alimentar. Recomendo preparar essa refeição à noite ou após acordar. Você deixa na geladeira e esquenta antes de comer, não tem problema. Apostar em bebidas prontas também é uma ótima opção nessas horas.

3. Cuidado com as dietas ‘independentes’. Muitas pessoas têm dificuldade em seguir um plano alimentar porque estão fazendo errado. Às vezes, a dieta está com pouca comida, pouco carboidrato… Então, vale procurar um profissional e entender quais são as suas principais demandas.

4. Quando sua família não segue a mesma dieta que você, esteja aberta a adaptações. Dou um exemplo de uma paciente minha: ela faz um frango picadinho para ela, mas o filho e o marido querem estrogonofe. Aí ela pega o frango picadinho e agrega o molho para eles. Dá para ir brincando com essas coisas e fazer receitas saudáveis. Eu acredito que o estar em família também tem que ser uma coisa saudável!

5. Lembre-se que é utópico você ser 100% saudável! Se você se frustrar toda vez que comer uma 'besteira', você vai viver frustrada. A constância não é perfeição, é fazer certo na maior parte do tempo.