AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
LGBT / Diversidade

Sabrina Sato faz publicação promovendo causa transgênero; confira

Sabrina Sato usou os Stories do Instagram para promover um produto destinado a mulheres trans

Da Redação Publicado em 26/04/2023, às 13h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sabrina Sato mostrou envolvimento na causa transgênero - Instagram/@sabrinasato/Unsplash
Sabrina Sato mostrou envolvimento na causa transgênero - Instagram/@sabrinasato/Unsplash

Sabrina Sato utilizou seu Instagram, na última terça-feira (25), para fazer uma publicação promovendo a causa de mulheres transgênero. O post tinha como foco a saúde desta população. Confira!

Sabrina Sato repostou uma propaganda da marca de lingerie Trucss, destinada a travestis, cross dressers, drag queens e mulheres trans que procuram esconder o órgão sexual masculino, sem a necessidade de aquendar, que traz diversos problemas à saúde destas pessoas.

Aquendar é uma prática usada para esconder o órgão genital, na qual puxa-se o órgão masculino para trás, entre as nádegas, de forma rudimentar, com a utilização de colas, fitas adesivas e barbantes. Isso é feito não só por uma questão estética, mas também como uma forma de sobrevivência para se proteger da discriminação e da intolerância. Vale destacar que o Brasil lidera o ranking de países que mais matam pessoas transgênero há 14 anos.

Acontece que a prática de aquendar pode trazer diversos problemas ao dia-a-dia, como relata a modeloMelina Queiroz, de 22 anos: “Eu me aquendava com fita crepe. Se ficasse qualquer volume, meus colegas falavam alguma coisa. Eu não conseguia ir ao banheiro, evitava ao máximo beber água. Era cansativo, me machucava, chegava a assar, a dar alergia. Mas eu não tinha escolha”.

PROBLEMAS RENAIS

Além de provocar assaduras, bolhas, dores e ferimentos, a aquendação pode acarretar sérios problemas renais, como explica o urologista Marcelo Magalhães, especializado em saúde LGBTQIA+: “Beber pouco líquido para não ir tanto ao banheiro e segurar a urina por muito tempo podem levar a infecções urinárias e formação de cálculos urinários [pedra nos rins]”. Como consequência, pode levar à necessidade de hemodiálise e, em casos mais severos, à morte.

Silvana Bento, criadora da Trucss, chegou a perder uma amiga por essas condições, um problema que constitui uma ameaça à saúde pública. “Saber que várias mulheres transexuais chegavam ao ponto de ter que fazer hemodiálise ou se submeter a cirurgias por causa disso, mexeu comigo. Quero que mulheres trans se sintam confortáveis e possam fazer o básico de qualquer ser humano, que é ir ao banheiro sem dificuldades", conta.