Como organizar os itens na cozinha? Te damos todas as dicas! - Arquivo AnaMaria
Casa

Cada coisa em seu lugar: como organizar os itens na cozinha da melhor forma?

Como guardar cada coisa no lugar certo? Fizemos um vídeo para te ajudar

Da Redação Publicado em 08/06/2022, às 16h00

Sabe aquele momento em que você está cozinhando e não encontra justamente o item que mais precisa, tendo que parar o que estava fazendo para ir atrás dele? Esse é um problema causado pela falta de setorização da sua cozinha.

Quem explica melhor essa história é a arquiteta Dudi Duarte e Cris, da Cris Organiza, estrelas de uma websérie de quatro episódios da Revista AnaMaria, feitos em parceria com a Casa Riachuelo. O primeiro episódio dava dicas práticas para deixar a sua cozinha organizada e bastante funcional.

Para a personal organizer, é interessante arrumar a cozinha de acordo com a funcionalidade de cada item. Perto do fogão, por exemplo, o ideal é deixar os objetos utilizados por lá. "Tem cozinhas cujas gavetas são mais próximas do fogão, e outras mais da pia. Perto do primeiro, a gente arruma os utensílios de uso na hora de cozinhar. Já os garfos e facas para se servir precisam ficar próximos de onde vamos comer”, ressalta Cris. “Se é uma sala de jantar coloca em um buffet", sugere Dudi.

Caso a pessoa não queira montar uma mesa para a refeição, ela ainda pode usar um vaso ou pote bonito para colocar todos os talheres dentro, deixando tudo prático para a pessoa buscar na hora de se servir.

GUARDANDO TUDO DIREITINHO

No vídeo, Cris ainda ensina uma forma prática de dobrar os panos de prato, para deixá-los de um jeito mais fino e organizado dentro da gaveta. “E guarde todos juntos, para todos estarem à mão quando precisarem ser utilizados”, ressalta Cris.

Ela ainda aconselha a, depois de organizar, colocar etiquetas nomeando o que vai ser guardado em cada local. “Assim fica escrito, e não tem como não colocar as coisas de volta em seu lugar”, observa Dudi.

E como organizar os copos? De acordo com a personal organizer, sempre no armário de cima, se possível. “Como é um produto um pouco delicado, se ele fica embaixo e a gente não vê vindo e tem o problema de lascar”, ressalta Cris.

Já o prato deve ficar embaixo, por conta do peso. E, de preferência, com toda aquela linha de itens junta. “Isso é a setorização: você entender a necessidade e a funcionalidade, levando para o armário mais próximo do loca de uso”, destaca a personal.

VEJA O VÍDEO COMPLETO:

 

Casa Cozinha Casa organizada Casa Riachuelo como organizar setorização

Leia também

Sem desperdício: veja dicas para não jogar comida fora nas festas de fim de ano


Crianças pequenas em viagens especiais, será que vale a pena, ou elas não lembrarão?


5 cortes de carne para economizar no churrasco


Arrase na entrevista de emprego com estas dicas que vão te garantir a vaga


Entenda como reduzir custos de viagens de negócios utilizando milhas; especialista explica


Saiba se o condômino inadimplente deve ser impedido de utilizar as áreas comuns do condomínio