Zuleika completaria 100 anos em junho de 2021 - Ilustração de Zuzu Angel - Openthedoor Studios (todos os direitos reservados)
MODA

Zuzu Angel é homenageada em animação sobre sua vida e carreira; assista

Estilista mineira conquistou o mundo com seus bordados, rendas e estampas divertidas

Da Redação Publicado em 29/06/2021, às 11h11 - Atualizado às 11h11

Zuleika Angel, conhecida como Zuzu, foi uma das estilistas mais revolucionárias da moda brasileira, conquistando espaço fronteira afora. Nascida em junho de 1921, em Curvelo (MG), a brasileira foi tema de uma animação produzida pelo site Aventuras na História, em parceria com a especialista em História da Moda, Laura Wie, e a Openthedoor Estúdio de Animação. 

Zuzu sempre gostou de costurar e encontrava inspiração nas belezas nacionais, especialmente em representação ao Nordeste e ao cangaço, para criar rendas, bordados e estampas que acabaram ganhando o mundo. Além disso, a fauna e flora do Rio de Janeiro também tinham presença constante em suas criações inovadoras. 

Durante a ditadura militar, período em que seu filho desapareceu, a estilista lançou uma coleção que pedia por liberdade e até chegou a organizar um desfile-protesto em Nova York. Essa foi mais uma das vezes que Zuzu Angel não teve medo de lutar pelo o que acreditava e revolucionou a indústria da moda. 

A estilista morreu em 14 de abril de 1976, aos 54 anos, após sofrer um acidente de carro durante a madrugada. Entretanto, seu legado e contribuições ficarão eternizados pela memória dos fãs e, recentemente, através da animação ‘Zuzu Angel’. Lançada após exatos 100 anos do nascimento da estilista, a homenagem transforma sua a vida e carreira em arte. Confira!

Moda Animação estilista Zuzu Angel Aventuras na História

Leia também

Sustentável e artesanal, uniformes do Time Brasil para as Olimpíadas são alvos de piada


Relembre peças e acessórios que viraram tendência por causa do BBB


Do BBB para as ruas: sutiã de Bia customizado com cascas de fruta ganha os manequins


Brinco de folha utilizado por Alane no BBB 24 vira tendência e faz sucesso no comércio


Oscar: veja o que mais bombou nos looks dos astros de Hollywood


Manual básico da alfaiataria feminina