Milton Gonçalves participou de várias produções ao longo da sua vida, no teatro, no cinema e na TV - Divulgação
Milton Gonçalves

Milton Gonçalves além da Globo: grandes produções do ator

O ator faleceu na última segunda-feira (30), deixando um vazio no audiovisual brasileiro

Isabella Placeres, com supervisão de Vivian Ortiz Publicado em 01/06/2022, às 17h01

Uma grande perda para o audiovisual brasileiro, a morte de Milton Gonçalves gerou uma comoção generalizada entre a classe artística. O ator ficou conhecido por ter interpretado grandes papéis em novelas da TV Globo, mas seu talento foi muito além da emissora.

Para celebrar a extensa carreira de Milton Gonçalves, AnaMaria Digital trouxe uma lista com cinco filmes icônicos dos quais o ator participou.



1. Assalto ao Banco Central

Baseado em fatos reais, ‘Assalto ao Banco Central’ narra a história do maior assalto a um banco brasileiro que já aconteceu, em Fortaleza, no Ceará. No filme, um grupo de pessoas decide roubar um banco sob o comando de Barão (Milhem Cortaz), sem ferir ninguém nem derramar sangue, e terminam faturando R$164,7 milhões. No filme, Milton interpreta o papel do Pastor Gonçalves, que dará um sermão sobre o malefício do dinheiro desonesto - e depois dirá que a única maneira de corrigir o dinheiro pecaminoso é doá-lo para a igreja.

2. O Grande Sertão

Logo nos primeiros anos de sua carreira, Milton teve uma responsabilidade gigante: dar vida ao personagem de um dos livros mais importantes da literatura brasileira. A adaptação de 1965 do romance de Guimarães Rosa “Grande Sertão: Veredas” fez parte do "Ciclo do Cangaço do Cinema Brasileiro". O filme conta a história de dois cangaceiros, Riobaldo e Diadorim, que se apaixonam em um época na qual a homossexualidade não era vista com bons olhos. Apesar de Milton ter interpretado um papel menor no filme, o fato do ator estar presente nele já mostra a importância que ele viria a ter depois no audiovisual.

3. Eles não usam Black-Tie

Em meio a um movimento grevista numa empresa, um operário preocupado por perder o emprego, com sua namorada grávida, decide furar a greve liderada pelo próprio pai, o que inicia um conflito familiar que se estende a assembleias e piquetes. Baseado em uma obra de teatro, o filme foi indicado a 11 prêmios internacionais ganhando 10 deles. E uma curiosidade: Milton Gonçalves interpretou o mesmo papel tanto no cinema quanto no teatro!

4. Xuxinha e Guto contra os Monstros do Espaço

Tem filme infantil também! Milton Gonçalves já emprestou sua voz para um longa-metragem estrelado por Xuxa, que tem partes tanto em live action (ou seja, com pessoas reais), como em animação 3D. O filme conta a história da anja Xuxinha, que tem que lutar contra monstros do planeta XYZ que vêm à Terra e se alimentam de poluição. A história também traz um ensinamento para as crianças sobre os malefícios que a poluição pode trazer para o mundo.

5. Pixinguinha, Um Homem Carinhoso

Este foi o último trabalho para o cinema que Milton Gonçalves participou. Trata-se de uma história biográfica, que conta a vida de Alfredo da Rocha Vianna Filho, mais conhecido como o cantor Pixinguinha, considerado o pai do MPB brasileiro. O filme aborda desde o começo de sua carreira de cantor, aos 14 anos, e vai até sua moradia em Paris. Quatro atores diferentes interpretam o cantor em diferentes fases da vida, e Milton ficou responsável por representá-lo em sua fase mais velha.

Milton Gonçalves

Leia também

Gardênia Cavalcanti encara emoção e desafio em celebração na Band: 'Abraço diário'


Gardênia Cavalcanti sobre legado de Hebe: 'Abriu espaço para que eu estivesse aqui'


Fofocalizando conquista melhor audiência em mais de um ano; saída de Chris Flores impactou?


Galvão Bueno retorna à TV Globo para comandar novo quadro no 'É de Casa'


Fábio Jr. e Serginho Groisman cantam juntos o hit ‘Alma Gêmea’ e emocionam público


‘A Viagem’: Sucesso de Ivani Ribeiro completa 30 anos e ganha quinta reprise