Produções para assistir neste sábado, 20 de novembro - Dvulgação/ Reprodução: Globoplay/ Reprodução: Netflix
Dia da Consciência Negra

6 filmes e séries para assistir no Dia da Consciência Negra

Dia da Consciência Negra costuma reunir diferentes ações de combate ao racismo, além de proporcionar debates sobre o tema

Juliana Ribeiro, repórter de AnaMaria Digital Publicado em 20/11/2021, às 09h00

O Dia da Consciência Negra é celebrado neste sábado, 20 de novembro, data dedicada à reflexão sobre a importância da comunidade negra na cultura do Brasil, chamando a atenção para os desafios que esse grupo ainda enfrenta nos tempos atuais.

A data, escolhida por coincidir com a morte de Zumbi dos Palmares, que foi um dos mais importantes líderes negros da história do país, costuma reunir diferentes ações de combate ao racismo e proporcionar debates sobre o tema. 

Por isso, AnaMaria Digital selecionou 6 filmes e séries protagonizadas por artistas negros, além de documentários com histórias que têm em seu enredo a luta contra o racismo, ainda tão enraizado em nossa sociedade.  Confira!

1- OLHOS QUE CONDENAM (2019/ Netflix)

Reprodução/ Netflix

A minissérie, de Ava DuVernay, conta a história de cinco jovens negros do Harlem (bairro de Nova York, nos Estados Unidos), que vivem um verdadeiro pesadelo após serem acusados injustamente de um ataque brutal a uma mulher no Central Park. Em apenas quatro capítulos é possível se indignar e cair em lágrimas ao ver o sofrimento dos adolescentes, que perderam uma das melhores fases da vida para cumprir a pena de um crime que nunca cometeram.  

2- 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO (2013/ Star+)

Divulgação

Solomon Northup é um negro livre em 1841, que vive uma vida pácífica ao lado da esposa e dos filhos. Acontece que um dia, depois de aceitar um trabalho em outra cidade, ele é sequestrado, acorrentado e vendido como escravo. Para sobreviver, Solomon supera humilhações físicas e emocionais e, ao longo de 12 anos, é explorado por dois senhores.

3- MOONLIGHT: SOB A LUZ DO LUAR (2016/ Youtube)

Divulgação

O longa conta a história de Chiron, um rapaz negro que mora em um bairro violento de Miami (EUA) e passa por inúmeros obstáculos e dificuldades enquanto trilha uma jornada de autoconhecimento. O filme, vale destacar, levou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e o de Melhor Filme em 2017.

4- DENTRO DA MINHA PELE (2020/ Globoplay)

Reprodução/ Globoplay

'Dentro da Minha Pele' é um documentário poético e humano que reúne diversas histórias que revelam o racismo estrutural que ainda segue enraizado na sociedade brasileira, seja no ambiente de trabalho, na política ou nas relações familiares.

5- MARIELLE: O DOCUMENTÁRIO (2020/ Globoplay)

Reprodução/ Glopoplay

O assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorrido no dia 14 de março de 2018, comoveu o Brasil. Ousada, a moradora do Complexo da Maré não se intimidava e confrontava os problemas sociais mais sérios do Brasil, incomodando interesses de poderosos. Em seis episódios, o documentário mostra, além do lado profissional da ativista social, seu lado humano.

6- A VIDA E HISTÓRIA DE MADAM C. J. WALKER ( 2020/ Netflix)

Divulgação/ Netflix

Protagonizada pela atriz Octavia Spencer, a série conta a história da ativista social e primeira mulher milionária dos Estados Unidos. Ela conquistou a própria fortuna após criar uma linha de produtos capilares para mulheres negras. Baseada em fatos reais, a minissérie conta com quatro episódios.

Últimas Notícias reflexão filmes séries marielle franco dia da consciência negra Combate ao Racismo Documentários Octavia Spencer Zumbi dos Pal

Leia também

Show de Roberto Carlos é vetado em São Paulo; veja como pedir reembolso


Mulher leva morto em banco para sacar empréstimo de R$ 17 mil


Príncipe William volta às redes após diagnóstico de câncer de Kate Middleton; saiba o quadro da princesa


Luto: Velório de Ziraldo será aberto ao público


Greta Thunberg é detida em manifestação em Haia, na Holanda


Morre Ziraldo, criador de 'O Menino Maluquinho', aos 91 anos