Faça sua receita e nos conte nas redes sociais! - Divulgação
Almoço

Receita de Filé de Cavala Gratinado

Uma opção deliciosa como prato principal de qualquer refeição!

Da Redação Publicado em 22/06/2021, às 11h47 - Atualizado às 11h56

Veja como preparar este delicioso Filé de Cavala Gratinado, desenvolvido pela marca Kuke.

INGREDIENTES

MODO DE PREPARO

  1. Picar a cebola e os dentes de alho em cubos pequenos (brunoise). Em um recipiente, misturar o leite em pó com 150ml de água filtrada. 
  2. Em uma panela, em fogo baixo, incluir um fio de azeite e refogar 1 colher de sopa da cebola e os dentes de alho picados. Incluir o arroz e refogar por 2 minutos. Adicionar 2 xícaras de água e deixar cozinhar por aprox. 12 minutos. Verifique o ponto e se necessário inclua mais um pouco de água. Reserve até servir. 
  3. Temperar a cavala com sal e pimenta. Em uma frigideira antiaderente, aquecer um fio de azeite em fogo baixo. Adicionar os filés de cavala, grelhando por 2 minutos de cada lado até dourar. Retire da frigideira e disponha-os lado a lado em uma assadeira. Ligue o forno a 180 graus para pré-aquecer enquanto prepara o molho. 
  4. Inicie o preparo do roux, que servirá como base para o molho. Em uma panela, derreta a manteiga em fogo baixo até que alcance um tom castanho. Essa técnica se chama beurre noir, que significa manteiga negra. Em seguida, adicione a farinha de trigo mexendo bem até incorporar por completo e dourar. 
  5. Na mesma panela, adicionar o leite diluído, o creme de leite, noz moscada e sal e pimenta à gosto. Mexer bem. Provar e ajustar o sal, se necessário. Desligar o fogo e reservar na panela. 
  6. É hora de finalizar o molho. Pegue a mesma frigideira utilizada para grelhar os filés de cavala. Em fogo alto, despejar um fio de azeite, incluir o restante da cebola picada e dourar bem, mexendo sem parar. Inclua as cebolas douradas na panela do molho. 
  7. Cubra os filés de cavala na assadeira com camadas: primeiro molho, depois uma camada de batata palha, uma camada de queijo ralado. Repetir uma camada de molho, mais uma camada de batata palha e finalizar com mais uma camada de queijo ralado. Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos ou até gratinar. Sirva com arroz.
Receitas de Carne

Leia também

Receita de Bisteca Suína com Maçã


Receita de Tirinhas de Carne com Legumes


Receita de Bife à rolê com Salsicha


Receita de Gratin de Papunha com Filé Mignon


Receita de Copa-lombo com Molho Pesto


Receita de Lombo Suíno Recheado