AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Colunas / Coluna Bianca Vilela / Óleos essenciais

Dores no corpo? Hora de tentar usar o Óleo de Wintergreen

Óleo de Wintergreen ajuda a lidar com dores corporais e outros problemas; entenda

*Bianca Vilela, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 24/11/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O wintergreen é um pequeno arbusto pertencente à família ericaceae. - Chelsea Shapouri/Unsplash
O wintergreen é um pequeno arbusto pertencente à família ericaceae. - Chelsea Shapouri/Unsplash

Fala meu povo da AnaMaria! Quem aí está com dores nas costas, na coluna e no pescoço? É um tal de dói aqui e acolá... Alguém se identifica? Atualmente até mesmo as crianças relatam o problema.

Exatamente por isso, hoje quero te apresentar o óleo de wintergreen, que pode te ajudar a reduzir esse quadro de dores agudas. O composto majoritário do wintergreen (salicilato de metila) é o mesmo utilizado na indústria de cosméticos para produtos que amenizam as dores musculares e contusões. 

O wintergreen é um pequeno arbusto pertencente à família ericaceae, nativo das florestas do leste da América do Norte e distribuído em regiões de clima temperado. Seu nome é uma referência à capacidade de a planta se manter verde, mesmo durante o inverno. Esse óleo essencial é extraído de suas folhas e, no contexto da aromaterapia, é amplamente reconhecido por suas propriedades analgésicas e relaxantes da musculatura.

Seu nome é devido ao verde de sua folhagem, que se conserva mesmo durante o inverno. É o óleo essencial dos esportistas, muito popular na forma de cremes e géis. Seu aroma é herbal, doce, refrescante e mentolado, alivia dores do corpo promovendo maior disposição.

Então, que tal uma bela massagem para espantar os desconfortos? Vamos às dicas práticas para uma excelente sessão relaxante:

  • Coloque cinco gotinhas do óleo em uma pequena quantidade de hidratante.
  • Deslize a palma das mãos abertas em formato de “V”, de forma a massagear a musculatura.
  • Tente se concentrar na área dolorida, tenho certeza de que você se sentirá melhor!
  • Faça movimentos circulares com os polegares ao redor da coluna, na região do pescoço e na direção da cintura.

BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial