AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / CONDIÇÃO NEUROLÓGICA

Cara de Sapato tem Síndrome de Tourette desde criança; entenda o transtorno

Ainda na infância, o lutador desenvolveu crises de ansiedade

Da redação Publicado em 03/02/2023, às 13h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cara de Sapato é integrante do Camarote do BBB 23 - Globo/Paulo Belote
Cara de Sapato é integrante do Camarote do BBB 23 - Globo/Paulo Belote

No BBB 23, Cara de Sapato revelou para os brothers que foi diagnosticado com a Síndrome de Tourette aos 7 anos. O transtorno é uma condição neurológica hereditária que pode causa diversos tiques motores e vocais, como movimentos com a face, pescoço, ombros, braços, abdômen, glúteos ou pernas.

"Geralmente se inicia por volta dos 5 anos de idade com o piscar dos olhos ou alguma careta que vai evoluindo em uma progressão da cabeça para os pés, e também o aparecimento de tiques vocais que podem ser um pigarro, um fungar, algum barulho, um gritinho", explicou Eduardo Perin, psiquiatra e especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, para AnaMaria Digital.

Ele afirmou ainda que, eventualmente, o paciente pode ter um comportamento chamado de coprolalia, que é um tique de falar palavrão ou dizer coisas inadequadas. Outro, que, no entanto, é mais incomum, é a copropraxia, em que "a pessoa faz alguns gestos obscenos ou gestos inadequados."

OS TIQUES PODEM SUMIR?

A síndrome tende a se intensificar por volta dos 9 ou 13 anos de idade, quando os tique se tornam mais frequentes e fortes. "No entanto, ao final da adolescência, cerca de 1/3 dos pacientes remite espontaneamente, ou seja, os tiques somem completamente. Outro 1/3 melhora bastante, mas continua mantendo alguns tiques durante a vida adulta e o outro 1/3 mantém o mesmo nível de tiques que tinha na adolescência", afirmou o médico.

CRISES

Mário Figueiredo, irmão de Cara de Sapato, revelou que o lutador começou a desenvolver crises de ansiedade logo depois de receber o diagnóstico. Inclusive, o brother desencadeou algumas crises dentro do confinamento, geralmente, durante a madrugada.

“Os sintomas dessa síndrome vão amenizando no decorrer da vida adulta. Aqui fora, o Sapato faz acompanhamento com psicólogos e especialistas há muitos anos. A disciplina que ele tem com o esporte e estar com a cabeça sempre ocupada com outras atividades ajudam muito”, afirmou Mário para o Metrópoles.

Os cantores Lewis Capaldi e Billie Eilish também foram diagnosticados com Síndrome de Tourette e a definem como “dolorosa” e “desconfortável”, revelando e que os espasmos costumam aparecer durante conversas casuais, quando estão mais a vontade.

COMO TRATAR?

Eduardo afirma que o primeiro passo é a orientação. Isso porque nem todas as pessoas que têm tiques precisam de um tratamento medicamentoso. "É apenas recomendado no caso em que os tiques causam dor - por exemplo, paciente que mexe muito o pescoço pode ter dor na cervical ou pode ter dor de cabeça."

Os remédios também são indicados quando o transtorno passa a causar sofrimento para o indivíduo, isto é, quando ele tem vergonha e se restringe de atividades sociais ou ainda quando apresenta coprolalia ou copropraxia. "O indivíduo ter tiques de falar palavrão na frente das pessoas o que pode gerar um problema importante."

"O tratamento é feito com medicações, o paciente toma alguns medicamentos que agem no sistema dopaminérgico, que controla os tiques e além disso ele também pode fazer uma psicoterapia para aprender a suprimir os tiques ou substituí-los por tiques menos perceptíveis socialmente", diz Eduardo.