AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / MATERNIDADE

Como manter o bebê aquecido durante a noite? Especialistas dão dicas

Bateu a dúvida de como manter a temperatura do bebê durante a noite? Saiba dicas de especialistas

O pediatra Dr. Paulo Telles, e a empreendedora Luciana Andrade dão dicas para aquecer os bebês durante a noite - Foto: Jonathan Borba / Unsplash
O pediatra Dr. Paulo Telles, e a empreendedora Luciana Andrade dão dicas para aquecer os bebês durante a noite - Foto: Jonathan Borba / Unsplash

No inverno, como não se preocupar com a temperatura do bebê ao colocá-lo para dormir? Se você está na dúvida do que fazer na hora da soneca para mantê-lo aquecido, a AnaMaria Digital trouxe o pediatra Paulo Telles e a empresária Luciana Andrade para dar dicas de como cuidar do pequeno nesta estação.

O QUE NÃO FAZER

O pediatra e neonatologista alerta sobre recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria: "Para diminuir o risco de síndrome da morte súbita - principalmente para o primeiro ano de vida - é de não usar cobertores ou mantas e nenhum outro objeto dentro do berço. Evite chapéus e gorros no bebê, pois ele pode mudar de posição no berço, cobrir narinas e dificultar a respiração".

Telles ainda ensina a principal medida para manter a temperatura do pequeno: a climatização do quarto. "O quarto deve estar regulado em 23 a 25 graus. Isso vai ajudar o bebê a manter sua temperatura durante a noite, que é a maior dificuldade dos bebês pequenos", explica ele.

ROUPAS ADEQUADAS

A segunda etapa são as roupas adequadas. Para neonatologista, o ideal é são roupinhas confortáveis e leves: "Escolha sempre roupas feitas para dormir, evite roupas do dia a dia, porque algumas podem não ser seguras. Escolha pijamas de tamanho adequado ao seu bebê e verifique sempre botões soltos, encaixes, puxadores de zíper e outras peças pequenas que podem gerar riscos. Também lembre de retirar todos os fios do pijama, inclusive na parte interna, pois eles podem ficar enrolados nos braços, dedos das mãos e pés e até no pescoço".

Luciana Andrade, mãe e dona da marca infantil Passalinho, entrega o macete para decidir as roupinhas infantis dos bebês. "Se o quarto estiver com 24º ou mais, use um pijama de algodão e, se necessário, meias. Se a temperatura for de 22 a 24º, escolha body e calça de algodão, mais um pijama de plush ou pijama de algodão mais um saco de dormir. Por fim, se for abaixo de 22º, o ideal é body e calça de algodão mais um pijama de plush, e um saco de dormir ou pijama de algodão e quarto climatizado".

Como saber se o bebê está frio ou quente demais?

Ambos os profissionais garantem que a checagem de temperatura do bebê encostando no seu rosto, pés ou mãos é ineficaz, já que as extremidades são sempre mais frias.

"A melhor maneira de avaliar a temperatura do bebê é no abdome e tronco. Usar um termômetro de axila é uma boa dica. Perceba que o bebê com roupa adequada vai estar com temperatura entre 36 e 37º. Se a temperatura estiver abaixo de 36 graus, melhor aquecer o ambiente ou colocar mais roupa no bebê", o médico aponta.

Luciana complementa: "Um sinal de que o bebê está agasalhado demais é suor na nuca. Colocamos a mão nas costas e no peito do bebê, por dentro do pijama: se ele estiver quentinho, está bem; se estiver frio, precisa ser mais agasalhado", resume.

Ao fim, o pediatra aconselha: "Na hora de dormir, deixe o bebê com uma peça de roupa a mais do que o adulto usaria neste mesmo ambiente".

COBERTAS OU SACO DE DORMIR?

Assim como constatado acima, o ideal é que as mamães e papais fujam de mantas e cobertas para seus herdeiros - principalmente aos menores de dois anos

"O maior risco é o superaquecimento do ambiente e o uso de cobertas, mantas e gorros. Prefira sacos de dormir que deixem os braços livres. Os sacos de dormir são tão seguros, se não mais seguros, do que outras roupas de cama, para prevenir a síndrome da morte súbita", ele recomenda.

"Nunca cubra o bebê com cobertor. Opte por um pijama mais quentinho (como macacão em plush forrado de algodão, que aquece na medida e protege a pele da criança) e, se achar necessário, adicione um saco de dormir que deixe os braços livres", a empresária complementa.

DEVO USAR AQUECEDORES NO QUARTO DO BEBÊ?

Principalmente nas noites frias do inverno, Dr. Paulo considera o uso de aquecedores para que a hipotermia seja evitada. O profissional da saúde alerta: "O principal cuidado deve ser com a umidade do ambiente, porque alguns modelos podem ressecar o ar e acabar gerando riscos para as crianças. Por isso, um umidificador ou toalhas úmidas e até bacia de água em local seguro podem ajudar. O correto é usar os aquecedores para elevar a temperatura do quarto. Chegando a 23 a 25 graus, devemos desligá-los"

Luciana adiciona: "Se notar o quarto muito frio, você pode ligar um aquecedor ou ar-condicionado quente ANTES de colocar o bebê para dormir. Mas, nunca deixe um aquecedor ligado durante a noite no quarto do bebê a noite toda sem supervisão".

A pergunta que pode surgir é: qual modelo de aquecedor? Para o médico, a melhor opção são aquelas que funcionam a óleo com termostato.

Já aqueles modelos que tenham lâmpadas incandescentes à mostra ou que trabalhem na eletricidade devem ser evitados. Tais aquecedores podem causar queimaduras, e os modelos elétricos, podem derreter os polos de eletricidade e causar curto-circuito. "Verifique a fiação, se o aparelho não está perto de cortinas ou tecidos, que possam gerar fogo, e mantenha uma boa circulação do ar durante o dia", finaliza o doutor.