AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Crises emocionais no BBB 24: especialista explica impacto de traumas da infância na vida adulta

Traumas da infância são evidenciados por participantes do BBB 24; saiba como lidar com o sentimento negativo

Especialista destrincha assunto delicado. - Reprodução
Especialista destrincha assunto delicado. - Reprodução

Festas, troca de votos e muita treta: esses são alguns dos ingredientes do BBB 24. Por outro lado, o reality show também é palco de conversas importantes: Os participantes trocam experiências, vivências e expõem dores e fragilidades. Muitas vezes, por causa de traumas da infância.

Daviafirmou que apanhava do pai, que o criou ‘para ser homem’. Fernanda já expôs o difícil relacionamento com genitores quando criança, e o abandono do companheiro. Alane demonstrou episódios de crises de ansiedade severas em algumas oportunidades - em uma delas, desmaiou.

Faz pouco tempo que minha mãe passou a dizer ‘te amo"', revelou Giovanna Pitel. O mesmo aconteceu com MC Bin Laden , que disse que a primeira vez que ouviu ‘eu te amo’ foi com 19 anos, quando foi adotado.

À AnaMaria, a biomédica Telma Abrahão, especialista em educação neuroconsciente, explica os impactos de alguns traumas da infância: “A rejeição, especialmente na infância, é algo que impacta profundamente a forma como o indivíduo olha para si e para o mundo”.

COMO OS TRAUMAS DA INFÂNCIA AFETAM A VIDA ADULTA?

A especialista alerta que os eventos do período infantil de várias maneiras, incluindo: 

  • Dificuldades em formar relações íntimas saudáveis;
  • Aumento do risco de desenvolver distúrbios mentais, como depressão e ansiedade;
  • Maior probabilidade de adotar comportamentos de risco, como abuso de substâncias.
  • Impactos na a capacidade de lidar com o estresse e regular emoções;
  • Influência negativa na autoestima e a visão de mundo do indivíduo

Os efeitos das experiências negativas passadas são potencializados em situações de desconforto, como é o confinamento do BBB 24. A dinâmica reduz o espaço pessoal e a privacidade, intensificando as emoções, como o estresse e a pressão.

“O ambiente altamente controlado e a constante observação podem desencadear ou exacerbar questões emocionais preexistentes, levando a uma maior vulnerabilidade emocional e, possivelmente, a confrontos com traumas antigos”, explica. 

O confinamento para o reality show é uma experiência plausível para uma minoria. No entanto, outros acontecimentos desencadeiam a intensificação desses sentimentos oriundos de traumas da infância. 

Na vida real, há alguns exemplos: 

  • Relacionamentos íntimos;
  • Estresse no trabalho;
  • Perdas significativas;

Além deles, qualquer  evento que reative memórias ou sentimentos relacionados, mesmo que indiretamente ao trauma original. Situações de abuso, negligência e violência são alguns dos eventos que podem desencadear reações traumáticas.

Por que os acontecimentos da infância são tão impactantes?

A primeira infância é o período em que o cérebro está em desenvolvimento. A época é um momento crítico para a formação do indivíduo, onde ocorre a formação das bases para a saúde mental futura, habilidades de aprendizado e capacidade de formar relações.

Para a especialista, o órgão está em “um estado altamente plástico” durante a fase, que abrange os primeiros seis anos de vida. Por isso, experiências, sejam elas positivas ou negativas, têm um impacto maior na estrutura e funcionamento do cérebro - consequentemente, na personalidade daquela pessoa.

7 dicas para estimular a independência das crianças

SINTOMAS DE TRAUMAS DA INFÂNCIA

  • Ansiedade persistente;
  • Depressão;
  • Flashbacks;
  • Pesadelos;
  • Dificuldade em confiar em outras pessoas; 
  • Problemas de relacionamento;
  • Comportamentos autodestrutivos;
  • Sintomas físicos, como dor crônica sem causa médica aparente. 

Esses sintomas podem variar amplamente e nem sempre são imediatamente reconhecidos como relacionados a traumas passados”, alerta Telma, que também explica como entender se determinadas atitudes são fruto de traumas da infância. 

Para a biomédica, entender as próprias atitudes pode ser um processo de autoconhecimento e reflexão. Mas há alguns indicativos: padrões de comportamento, reações emocionais exageradas a situações específicas, ou dificuldades persistentes em relacionamentos.

traumas da infância
Relacionamento com os pais afeta saúde mental das crianças. - Ketut Subiyanto/Pexels

Como lidar ou superar esses traumas? 

O primeiro passo para superar acontecimentos antigos é compreender e ressignificar a própria história de vida. O objetivo da atitude é olhar para as experiências vividas com desejo de mudar alguns dos padrões negativos.

“Como crianças não somos responsáveis pelo que nos aconteceu, mas como adultos é nosso papel mudar aquilo que julgamos importante para conquistar relações emocionalmente saudáveis e harmonia ao longo da vida”, avalia.

O processo para superar os traumas da infância envolve uma série de atividades. Entre elas, a terapia psicológica, a reeducação emocional, feita com a terapia cognitivo-comportamental e o apoio de amigos e familiares.

Além disso, a busca de relacionamentos interpessoais que trazem segurança e bem-estar, ao invés de medo, angústia e outros padrões negativos da infância.

"Pare de lidar com as crianças como se fossem adultos", diz pedagoga

COMO EVITAR A CRIAÇÃO DE TRAUMAS EM CRIANÇAS?

Para Telma, é improvável que alguém passe da infância sem traumas. No entanto, o papel dos responsáveis é minimizar os danos. Para isso, há alguns cuidados a serem tomados na criação dos pequenos.

Os tutores, sejam eles os pais ou outros, devem promover afeto, segurança física e emocional e ensinar habilidades de regulação emocional. É fundamental evitar comportamentos abusivos ou negligentes, além de oferecer apoio emocional e psicológico.

“Educar não é sobre ferir, é sobre aprender a se relacionar, primeiramente consigo e depois com o outro. É sobre aprender a colocar limites sim, mas com respeito! É se dar a educação emocional que não recebeu para sair do caos e poder educar sem tapas, gritos e castigos. Sem ferir emocionalmente e fisicamente. A infância é a base da vida e não tem replay. Precisamos quebrar o ciclo da dor e aprender a fazer diferente”, finaliza a especialista.

Rotular crianças: como isso interfere na vida social, escolar e familiar delas?