AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Dor no ombro que não melhora? Saiba como aliviar a tensão desta região

Descubra as melhores dicas para aliviar a dor no ombro e no pescoço e conheça estratégias eficazes para reduzir a tensão muscular

Dor no ombro - Foto: Reprodução/Freepik
Dor no ombro - Foto: Reprodução/Freepik

As dores nos ombros e no pescoço são um problema comum para muitas pessoas, especialmente após um dia agitado cheio de estresse, trabalho intenso e preocupações constantes. Mas você sabia que a postura inadequada também causa essas dores?

AnaMaria conversou com o fisioterapeuta Caio Marengoni sobre o assunto. Ele ressalta a importância de entender as razões por trás dessas tensões, assim como os fatores que as pioram ou as aliviam, para garantir o seu bem-estar.

Marengoni explica que a contração excessiva dos músculos na região do pescoço e dos ombros pode ser causada pela repetição de movimentos ou pela permanência prolongada em uma posição, sendo desencadeada tanto pelo estresse cotidiano quanto por problemas mais sérios na coluna.

Essa resposta adaptativa do corpo pode levar a lesões quando há excesso de atividade, resultando em problemas de saúde. Hábitos posturais inadequados e falta de movimento também podem contribuir para dores persistentes nessa área.

Recomenda-se mudar de posição regularmente para evitar essas tensões diárias, seja levantando-se da cadeira, caminhando um pouco ou apenas alterando a posição ao sentar.

Marengoni destaca que a nuca é uma região frequentemente afetada pela tensão nos ombros, podendo ser desencadeada por atividades como ficar parado por muito tempo na mesma posição ou realizar movimentos físicos de forma incorreta.

Ele também menciona que condições como pressão alta podem contribuir para dores de cabeça nessa região.

Como ajustar a altura da tela do seu computador e evitar dores no pescoço?

Principais dicas para aliviar a tensão nos ombros e no pescoço

Por isso, para aliviar a dor nessa região é de suma importância identificar as causas específicas e claro, adotar práticas saudáveis e cultivar uma consciência corporal. Para saber mais, o fisioterapeuta traz algumas dicas. Confira a seguir!

Movimentos Ativos: assim como os alongamentos, movimentos ativos que envolvem o pescoço relaxam os músculos e reduzem a dor e a tensão, além de ajudar a minimizar as dores e a aumentar a flexibilidade dos músculos. Por consequência, é possível aliviar as dores de cabeça e o desconforto.

Compressas de água morna: aumentar a circulação sanguínea ajuda a relaxar os músculos e alivia a tensão nos ombros e no pescoço. Esse processo aumenta o volume de oxigênio e favorece o transporte dos nutrientes de cura por meio do sangue.

Massagens: fricção com pomadas analgésicas e anti-inflamatórias podem ajudar no processo inflamatório e agir direto na dor. Para quem sofre com torcicolo, a massagem é bem eficaz (desde que realizada com os movimentos corretos e por um especialista).

Exercícios: manter-se ativo é sempre importante. Para começar, eleve os ombros até as orelhas e segure por alguns segundos. Depois solte os ombros e relaxe. Mova os ombros em círculos várias vezes. Altere os sentidos e o ritmo.

Sono: melhore a qualidade do sono, evite equipamentos eletrônicos antes de dormir e fontes luminosas e sonoras dentro do quarto. Não inicie seu sono na sala ou assistindo TV. O travesseiro não é o vilão, mas se estiver desconfortável, pode se tornar.

Essas dicas são importantes para quem busca alívio dessas dores e deseja cultivar uma consciência corporal mais saudável.

Leia também

Qual é a importância da cadeira de trabalho e altura da tela do computador?

Dor nas costas por conta da má postura? Entenda a relação

Dor nas costas ou hérnia de disco? Entenda o que é a condição e como evitá-la