AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Maternidade

Gravidez: confira dicas para manter uma rotina de beleza segura

Especialista ensina o caminho para um autocuidado sem riscos durante a gestação

Da redação Publicado em 26/07/2022, às 14h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira um guia para cuidar da pele durante a gravidez - Unsplash
Confira um guia para cuidar da pele durante a gravidez - Unsplash

Não é só o corpo que muda durante a gestação, mas rotina de cuidado com a pele também. Para a AnaMaria Digital, a dermatologista Luciana Garbelini reforça que “não é necessário abrir mão da vaidade nesse período, basta saber escolher os produtos com responsabilidade e cuidado”. Confira algumas dicas!

ADEUS ÀS ESTRIAS

É muito comum o surgimento de estrias durante a gestação e no pós-parto. Por isso, Luciana conta que a dúvida número um das gestantes é: como prevenir as temidas estrias? A resposta é simples: uso de óleo vegetal corporal.

“Ele melhora a elasticidade da pele e reduz o aparecimento de estrias. Além dele, sempre indicamos produtos específicos para a prevenção de estrias que reforcem a estrutura da pele por meio da hidratação”, explica a profissional.

HIDRATE-SE COM RESPONSABILIDADE

“A gestação desencadeia diversas transformações hormonais no corpo da mulher, causando sensibilidade da pele, inclusive a produtos hidratantes já usados antes”, alerta a dermatologista.
Para minimizar o problema, a dica é investir em produtos específicos para a pele sensível, que possuam ingredientes calmantes, como a Camomila e o Bisabolol, que acalmam a pele e também atuam como antioxidantes e hidratantes.

SKINCARE, SIM!

Para cuidados com o rosto durante a gestação, uma alternativa é recorrer a cosméticos orgânicos. “Hoje o mercado tem, inclusive, opções com ativos necessários para inibir o melasma e preservar o tom de pele uniforme da gestante, como séruns faciais clareadores, por exemplo", diz Luciana.

Ela ainda recomenda que o uso de cosméticos orgânicos seja feito para minimizar ou até mesmo anular qualquer irritabilidade na pele, sem riscos para o bebê. "Produtos com essa característica são livres de conservantes ou fragrâncias artificiais, sem parabenos ou silicone, metais pesados e petrolatos”, afirma.

CUIDE DOS PÉS

Um dos sintomas mais comuns e desagradáveis da gestação, e que persiste após o parto, é a sensação de inchaço em pernas e pés. Para aliviar o sintoma, a especialista indica loções específicas para essas regiões para minimizar o desconforto.

“Esses produtos podem ser potencializados com uma boa massagem. Os efeitos são notados na hora e a sensação de peso tende a se aliviar a cada dia com o uso contínuo”, recomenda.