AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Longevidade: veja dicas para viver bem e por muito tempo ainda

Com a melhora da longevidade, veja o que fazer para chegar na velhice em perfeita saúde

Longevidade: veja dicas para viver bem e por muito tempo ainda - Tatiana Zanon/Unsplash
Longevidade: veja dicas para viver bem e por muito tempo ainda - Tatiana Zanon/Unsplash

Já vou começar esse texto lembrando que longevidade vai muito além de viver por muitos anos. Você precisa estar lúcido, com saúde e ter um corpo ativo. E, como a expectativa de vida cresceu nos últimos tempos aqui no Brasil, já passou da hora de lidarmos com o assunto. A expectativa de vida dos brasileiros subiu para 77 anos, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no final de novembro passado. 

"Vejam que incrível: buscando referências do ano em que nasci, 1960, a expectativa de vida era de 50 anos", lembra a nutricionista Marília Ninot, que veio bater um papo sobre longevidade comigo. "Isso significa que, em mais 70 anos, ganhamos 27 anos de expectativa de vida."

Devemos essa longevidade especialmente aos avanços da medicina, à vacinação e ao acesso à informação, especialmente com o desenvolvimento da internet. Mas, afinal, o que devemos fazer para envelhecer com saúde, autonomia, além de destreza para se locomover, a fim de continuar tendo uma vida funcional?

PREVENÇÃO É O CAMINHO

Segundo a Medicina Antienvelhecimento, a longevidade saudável é fruto de uma atitude preventiva e intervencionista. Isto é, começa com a prevenção de doenças e muito antes de chegar na velhice, buscando qualidade de vida e adotando bons hábitos, como atividade física regular, manutenção do peso, alimentação saudável e sono reparador.

Por outro lado, é válido evitar hábitos que podem encurtar essa expectativa, como o cigarro e o alcoolismo, lembra Marília, que completa: "Sabemos que, para manter “o esqueleto” em pé, é imprescindível manter a massa magra (músculo), pois a natureza dá conta de eliminar até 3% dela ao ano, após os 30 anos."

Nesse quesito entram como prevenção a alimentação e os treinos de força e peso (musculação). Também é válido ter uma boa alimentação, com produtos naturais e comida de verdade, evitando ao máximo produtos processados ricos em aditivos.

"Isso vai fazer muita diferença na prevenção de várias doenças, como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, artrites e até câncer, algo mais comuns na velhice", lembra Marília, ressaltando que essas doenças são as maiores causas de morte nessa faixa etária.

Uma enfermidade que não mencionei - e ocupa seu lugar como uma das maiores causas das demais doenças citadas - é a obesidade. Crescente, desde as primeiras faixas etárias, o excesso de peso é uma das maiores causas de várias doenças cronicas e degenerativas, diminuindo a expectativa de vida dos idosos.

DICAS RÁPIDAS

E, por falar em prevenção, não podemos esquecer da importância das vacinas no controle de doenças e manutenção da saúde, associada a frequência dos exames laboratoriais. Além disso, ressaltar a importância da saúde mental. 

"Esse cuidado também começa antes da velhice, onde a alimentação, atividade física e sono também influem, mas acrescentamos aqui a manutenção da atividade laboral, do convívio familiar e entre amigos, que ajudam a deixar a pessoa motivada", lembra Marília Ninot.

Portanto, se quisermos enumerar os pilares da LONGEVIDADE, a nutri lista os seguintes:

  1. Equilíbrio alimentar;
  2. Vida ativa;
  3. Sono de qualidade e manejo do estresse;
  4. Conexões pessoais, espiritualidade e propósito;
  5. Tomar as vacinas e ficar em dia com os seus exames laboratoriais.