AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Bons sonhos

Sabia que o óleo de Lavanda pode colocar o seu sono em dia? Entenda

Dormir se tornou um luxo para a maioria; que tal a ajuda do óleo de Lavanda?

*Bianca Vilela, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 03/11/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sou adepta dos óleos essenciais e não vivo sem meu vidrinho de óleo de lavanda. - Dhristin Hume/Unsplash
Sou adepta dos óleos essenciais e não vivo sem meu vidrinho de óleo de lavanda. - Dhristin Hume/Unsplash

Fala meu povo da AnaMaria, tudo bem?  Este mês vou abordar o poderoso mundo dos óleos essenciais, tema que eu sempre levo para minhas palestras e workshops nas empresas.

Percebo que dormirse tornou um luxo para a maioria. Mas por quê? Porque nosso estilo de vida piorou demais. Os nossos pilares da saúde, antes algo tão essencial, se tornaram complexos. Mas saiba que quem não dorme bem, não tem boa saúde, pois é durante o sono que regeneramos todas as nossas células!

Sou adepta dos óleos essenciais e não vivo sem meu vidrinho de lavanda. Toda noite uso 1 gotinha no meu travesseiro (o óleo puro é etéreo e não mancha a fronha) e podem apostar que meu sono é excelente e reparador. Hoje quero te contar sobre a lavanda francesa e a lavanda brasileira, assunto que aprendi com o osmólogo Fernando Amaral, EO da WNF . Vamos conhecê-las?

Lavanda – Lavandula angustifolia ou Lavandula officinalis

É o óleo essencial mais consumido no mundo e também reconhecido como um dos principais na aromaterapia. Seu afeito se processa sobre o sistema nervoso, proporcionando melhora da qualidade do sono e relaxamento. Além de aliviar tensões na alma e no corpo, age como hidratante e recuperador, podendo ser aplicado em todos os tipos de pele e em pessoas de todas as idades.

Como usar no corpo? O óleo essencial de lavanda trata com eficiência dores originadas por tensão, excesso de esforço físico ou pancada. Alivia os sintomas de torcicolos, cólicas menstruais e estomacais, espasmos musculares, tendinites, dores nos pés e nas costas. Combina com a maioria dos óleos essenciais e é excelente contra insônia, variação de humor e tensão nervosa.

Lavanda Brasil – Lavandula dentata

O óleo essencial de lavanda Brasil possui funções diferentes da lavanda francesa. Apesar de um aroma similar, elas não possuem as mesmas características e propriedades. Para além dos benefícios respiratórios, descongestionantes e expectorantes, também age beneficamente sobre o nervosismo, a ansiedade, a insegurança e o estresse.

Ótima na proteção, purificação e desinfecção de ambientes, principalmente onde residem crianças. Tem ação menos sonífera do que a lavanda tradicional. O uso dos óleos em difusores, proporciona paz, harmonia e aconchego. Equilibra o ambiente após eventos tumultuados e até mesmo conturbados por discussões e brigas. No campo emocional, o óleo de lavanda é o “colo da mãe”. Ajuda a atravessar momentos de esgotamento físico e emocional. Promove paz, relaxamento e tranquilidade aos ambientes.

Quem não quer dormir bem? Ou ter uma vida mais leve e feliz? Assim ficou fácil de te convencer a conhecer o mundo incrível dos óleos essenciais? Ficou curioso? Eu indico que você faça seu próprio teste!

*BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial