AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Siga 10 passos e esteja mais perto de descobrir seu propósito de vida

Aprenda como descobrir seu propósito de vida em 10 passos

Lígia Menezes Publicado em 31/12/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pense em um mundo ideal, no qual tudo é possível - Banco de Imagem/Getty Images
Pense em um mundo ideal, no qual tudo é possível - Banco de Imagem/Getty Images

O que diferencia você das outras pessoas? O que há de mais importante em você que torna a sua vida tão cheia de significados? Parecem simples, mas essas questões são profundas e as respostas só podem ser obtidas por meio do autoconhecimento

Ou seja, uma intensa reflexão sobre si mesma. O livro 'Vivendo de Propósito – Descubra Seu Propósito em 10 Passos Simples' a ajuda na missão de responder a elas. 

O autor da obra, Arnaldo Neto, propõe que você, munida de papel e caneta, respire fundo e mergulhe nessa jornada. Preparada? Então, mãos à obra!

RECONECTE-SE COM OS SONHOS 
Pense em um mundo ideal, no qual tudo é possível. Se dinheiro não fosse problema, se não se preocupasse com julgamentos alheios... Imagine quem você quer ser, o que deseja fazer e com quem quer estar. Transforme tudo isso em sonhos palpáveis – coloque tudo no papel. “Quanto mais concreto seu sonho, mais estímulo para realizá-lo”, diz Arnaldo.

DESCUBRA VALORES 
Trata-se de algo importante para você, algo que busca, que a faz escolher um caminho em vez de outro. Uma coisa tão importante para si, que você cobra o mesmo dos outros. Por exemplo: família, honestidade, reconhecimento... Liste-os em ordem, conforme a importância deles. “Avalie quais estão presentes em sua vida atualmente – e o que pode fazer para todos ficarem presentes”, indica.

IDENTIFIQUE TALENTOS 
Reconheça uma tarefa que realiza com facilidade desde criança. Algo simples para você, mas nem tanto para os outros. Aquilo capaz de lhe render elogios. Esses são os seus talentos. Eles são uma seta direta para seu propósito, afinal, se nasceu com uma missão, também veio ao mundo com dons para realizá-la.

APOSTE NAS PAIXÕES 
Elas são aquelas atividades que, quando as exerce, não consegue pensar em mais nada, pois está entregue. Ocupações capazes de empolgá-la, que você ama. Liste-as também e avalie o quanto estão presentes em sua vida hoje.

CONTRIBUA PARA O PRÓXIMO 
Pense em momentos nos quais um gesto seu impactou (e mudou) a vida de alguém. Reflita e anote pelo menos três momentos. Escreva também como se sentiu ao perceber a realização do bem. Reflita: o que esses momentos têm em comum? “Essa intersecção é uma grande pista para seu propósito”, sugere o escritor da obra.

ESTENDA A MÃO 
Ainda pensando nos problemas e na revolução do outro, responda: quem você mais pode impactar com sua transformação? Adultos, crianças, homens, mulheres, animais, natureza? “Em geral, essa pessoa está passando pelo que você passou ontem”, lembra ele.

PENSE EM PROBLEMAS E APRENDIZADOS 
Pondere sobre as grandes dificuldades pelas quais passou e como as superou. Anote os aprendizados obtidos em cada situação. Registre ainda como fazer, em cada problema, para evitar que pessoas à sua volta passem por isso também. Atenção: falamos só dos problemas que aconteceram com você – mortes e doenças de entes queridos não contam. Exemplos: insônia, depressão, ansiedade, dívidas, solidão, sobrepeso, bullying…

AGRADEÇA 
Anote os cinco principais motivos pelos quais você é grata todos os dias. Ao lado, outros cinco motivos pelos quais foi grata hoje. E, ainda, ao lado, cinco motivos pelos quais gostaria de ser grata no futuro. 

TRANSFORME 
Registre no papel o que a solução do problema anotado no tópico anterior trouxe para sua vida. Se foi bullying na infância, responda o que você trouxe da experiência para o presente. Talvez a capacidade de ser mais sincera com os amigos ou a vontade de defender quem não tem voz. Faça isso com cada problema. “Anote a transformação gerada nas pessoas que hoje você pode auxiliar. Por exemplo: ‘quero ajudar alguém a ter voz para não se sentir mais sozinha. Esse ‘para’ é a consequência da sua contribuição, ou seja, a transformação”, explica.

ANALISE PARA CRESCER 
Agora é hora de explorar todas as descobertas feitas durante esse processo. Ao fim, terá bem claro em sua mente qual o seu propósito e como você pode colocá-lo em prática no dia a dia, seja no trabalho, nos estudos ou na convivência com a família e os amigos. “Defina suas metas relacionadas ao seu propósito e as expansões desses objetivos. Enfim, sonhe grande!”, finaliza Arnaldo.