AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Carreira / Entenda!

Saber mais de um idioma ajuda na carreira? Confira dicas de especialista

Você sabia que falar mais de um idioma pode ajudar em sua trajetória profissional? Entenda

Você sabia que falar mais de um idioma pode ajudar em sua trajetória profissional? Entenda - Unsplash/Thought Catalog
Você sabia que falar mais de um idioma pode ajudar em sua trajetória profissional? Entenda - Unsplash/Thought Catalog

Recentemente, a influenciadora digital e ex-BBB, Bianca Andrade, desabafou sobre sua dificuldade em aprender inglês. De fato, aprender uma nova língua requer bastante dedicação e treino. Mas a recompensa vem: afinal, saber mais de um idioma pode ajudar na sua carreira, impulsionar uma contratação ou promoção. A seguir, AnaMaria explica porque dominar mais de uma língua é fundamental nos dias de hoje. Confira:

Segundo dados divulgados pelo g1, estagiários ou trainees com inglês fluente ganham mais do que o dobro do que um colega de função com inglês básico. Os aumentos também são vistos para profissionais com diploma de cursos superiores que recebem 65% a mais quando são fluentes em inglês. Caso o cargo seja de direção, a porcentagem sobe para 90%.

Para a CEO da Ebony English, escola premium de inglês com cultura negra, Marta Celestino, mesmo que não seja para falar no dia a dia, saber buscar informações em outro idioma é importante. “Precisamos nos atualizar sobre o que acontece nas nossas áreas de atuação e depender de tradução feita por outras pessoas impacta na nossa agilidade, na nossa capacidade, inclusive, de entendimento genuíno sobre os assuntos”, explica.

IDIOMAS MAIS PROCURADOS

Existem idiomas mais procurados pelo mercado de trabalho ou, até mesmo, por área de atuação, por isso, a depender de sua área, é importante saber por onde começar. De acordo com Marta, o inglês é um dos idiomas mais falados no mundo, mas atualmente se destaca o Mandarim. “Não podemos, enquanto brasileiros, nos esquecer de que o espanhol também é relevante”, acrescenta.

Mas o ideal é fazer sua pesquisa dentro de sua área de atuação. Em saúde, por exemplo, saber inglês mostra-se fundamental para acompanhar novos estudos, já que muitos são publicados no idioma original e as traduções não se refletem como cópias fiéis. Profissionais de tecnologia usam o inglês no dia a dia para programar. Já quem trabalha em empresas multinacionais deve ficar atenta à origem da empresa, pois o idioma dela pode ser um diferencial.

Saber outro idioma ajuda na carreira; Saiba como!
Saber outro idioma ajuda na carreira; Saiba como! - Unsplash/Unseen Studio

COMO FACILITAR O APRENDIZADO?

A hora do entretenimento pode ser uma aliada para quem quer aprender um novo idioma. Procure ver filmes na língua que você estuda e, em vez da legenda em português, veja com legenda no idioma estrangeiro. O mesmo vale para músicas. A Netflix, por exemplo, tem um catálogo repleto de filmes, séries e documentários que vão muito além do inglês.

Caso tenha possibilidade, viajar para países estrangeiros também ajudam no aprendizado. Ainda mais se for para fazer um curso, mesmo que de poucas semanas - o investimento valerá a pena! Cursos online com professores nativos também acrescentam bastante à vivência.

Quer aprender inglês sozinha? Veja 8 dicas práticas para manter a persistência e disciplina