AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Arrumação

5 dicas para organizar a geladeira de casa e evitar o desperdício

Personal organizer traz dicas para melhor armazenar e preservar os alimentos da cozinha

Redação Publicado em 07/06/2023, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Como organizar melhor os itens na geladeira? Te damos as dicas! - Erik Mclean/Unsplash
Como organizar melhor os itens na geladeira? Te damos as dicas! - Erik Mclean/Unsplash

A geladeira é um dos eletrodomésticos mais importantes da casa, visto que é responsável por todo armazenamento e conservação de alimentos e bebidas. E, justamente por tamanha responsabilidade, toda a organização desse produto deve ser feita de forma atenta e conforme as preferências de uso.

Segundo a personal organizer Adriana Damiani, da Simples Organizar e em uma parceria com a Consul, essa atitude tem o objetivo de facilitar o dia a dia das pessoas. “A organização deve simplificar a vida e por isso começar por práticas que auxiliem no seu dia a dia, trará dinamismo e bem-estar. Embora as necessidades sejam específicas para cada um, existem práticas que ajudam quase todo mundo”, conclui.

Sabemos que o armazenamento correto dos alimentos ajuda na qualidade e também evita os desperdícios, mas se aquele espaço estiver organizado, o morador poderá visualizar com facilidade os itens disponíveis na geladeira, evitando possíveis excessos e gastos desnecessários. 

No entanto, para evitar esse tipo de problema, AnaMaria Digital pediu algumas dicas importantes para deixar o refrigerador organizado e alimentos preservados. Confira!

1 - Saiba armazenar os alimentos e ingredientes: para melhor conservação do alimento, não guarde embalagens de produtos abertos na geladeira, opte sempre por potes com tampa, assim preserva os nutrientes e evita a contaminação.

2 - Falando em potes: abuse e use dos modelos transparentes ou de vidro, pois esse tipo de utensílio ajuda a enxergar o conteúdo sempre que abrir a geladeira – diminuindo o tempo em que ela fica aberta e facilitando todo o processo de organização do eletrodoméstico, seja na parte da geladeira ou no freezer;

3 - Panela na geladeira? Não é bem pensado: quando a comida é guardada assim, ocupa espaço, contaminando o alimento, tende a levar sujeira para dentro da geladeira e facilita a deterioração do refrigerador;

4 - Frutas e legumes merecem cuidados especiais: por isso, armazenem esses alimentos em recipientes apropriados para não ressecarem e coloque-os nos espaços específicos para eles.

5 - Saiba aproveitar os espaços da geladeira: prefira potes quadrados ou retangulares que empilham, facilitando a dinâmica dentro do espaço interno, e melhorando a circulação de ar. Outra dica importante é: explorar as diferentes possibilidades que as prateleiras móveis oferecem.