AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Mágicas na Cozinha / Anota aí!

Veja 3 dicas para deixar sua geladeira sempre limpa e livre de odores desagradáveis

Eletrodoméstico fundamental na cozinha requer cuidados frequentes e atenção redobrada

Da Redação Publicado em 10/08/2020, às 08h00 - Atualizado em 04/09/2020, às 15h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A geladeira requer atenção redobrada - Waldkunst / Pixabay
A geladeira requer atenção redobrada - Waldkunst / Pixabay

A cozinha é, sem dúvidas, um dos cômodos mais importantes da casa. É por lá que os alimentos são preparados e armazenados, o que exige uma boa limpeza para evitar o acúmulo de impurezas e sujeiras. No caso da geladeira, então, nem se fala! O eletrodoméstico requer não apenas atenção redobrada, como também cuidados frequentes, pois caso não seja feita a limpeza de forma correta, surgem alguns transtornos, como o mau cheiro, por exemplo.

O fato é que quanto mais tempo passamos dentro de casa, como agora em tempos de pandemia, aumenta mais a vontade de comer. Alimentos comprados aqui, outros feitos acolá, e pronto! A geladeira está cheia. E, com tantas opções, é fácil esquecer da existência de alguns itens, deixando-os estragarem, contaminando todo o eletrodoméstico. 

Por isso, criar uma rotina de limpeza semanal é essencial para deixá-la longe de bactérias e odores desagradáveis. Além de, claro, com uma aparência bonita e organizada. Para te ajudar nesta tarefa, AnaMaria Digital procurou a Bettanin para preparar um guia rápido e prático que vai facilitar (e muito!) este processo, que ajudará a manter a geladeira sempre em bom estado. Confira!

1- ORGANIZANDO OS ALIMENTOS
Antes de mais nada, é preciso verificar o que pode ir para o lixo e o que continua na geladeira. Tudo o que for voltar para o eletrodoméstico deve ser limpo de maneira adequada, com um pano úmido ou, em casos de potes com sujeiras incrustadas, por exemplo, deve-se levá-los para a pia e lavar com esponja de lavar-louça – de preferência uma que tenha ação antibacteriana.

Aproveite o momento para organizar todo os alimentos. Frutas e verduras, por exemplo, devem sair das sacolinhas da feira, ser higienizados, secos e depois colocados em potes de plásticos. Outra dica é nunca guardar alimentos na panela em que foram preparados. O ideal é armazená-los em potes com tampa, o que economizará espaço dentro do eletrodoméstico. No final, ao retornar tudo para geladeira, vale deixar os alimentos mais utilizados no dia a dia a frente nas prateleiras, para facilitar o acesso.

2- LIMPEZA EFICIENTE
Geladeira vazia, é hora de iniciar a limpeza! As peças soltas devem ser higienizadas primeiro. O ideal é lavá-las na pia, com o uso de uma esponja (sempre do lado não abrasivo para não riscar as peças) e um detergenete que tenha o poder de eliminar as bactérias. Depois, basta enxaguar as peças e deixá-las escorrendo enquanto é feita a limpeza da parte interna do eletrodoméstico. A parte de dentro também pode ser limpa com uma esponja e o lava louças, porém, é preciso utilizar um pano úmido, que não solte fiapos, para retirar todo o sabão das superfícies. Após a higienização, vale utilizar um pano para secar as superfícies, além das peças, e começar a organização da geladeira.

3- NEUTRALIZE OS ODORES
Caso sinta a necessidade, uma boa dica é utilizar um produto específico para neutralizar os odores da geladeira. Esse tipo de item tem o poder de capturar as partículas de mau odor espalhadas na geladeira, deixando-o com um cheiro agradável por mais tempo.