AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Aprenda 5 passos para a higienização correta de frutas, verduras e legumes

Saiba como fazer o processo de forma correta com dicas de especialistas

Da Redação Publicado em 14/08/2020, às 08h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Antes de iniciar o contato com os alimentos, lave bem as mãos e utilize utensílios limpos - Deborah Breen Whiting/Pixabay
Antes de iniciar o contato com os alimentos, lave bem as mãos e utilize utensílios limpos - Deborah Breen Whiting/Pixabay

Os cuidados com a higiene na manipulação dos alimentos são fundamentais para controlar a contaminação com micro-organismos e evitar doenças. Essas precauções devem fazer parte da rotina de todas as famílias e estabelecimentos, mas a correta higienização de frutas, legumes e verduras, por exemplo, ainda gera dúvidas. 

Thais Regina Mezzomo e Alisson David Silva, professores do curso de Nutrição, do Centro Universitário Internacional Uninter de Curitiba (PR), explicam que a primeira coisa a se fazer é avaliar a forma como o alimento será servido. Frutas, verduras e legumes que serão consumidos in natura, sem sofrer tratamento térmico, devem ser sanitizados. 

Confira o passo a passo detalhado. 

1. LAVE AS MÃOS E UTILIZE UTENSÍLIOS LIMPOS
Antes de iniciar o contato com os alimentos, lave bem as mãos e utilize utensílios limpos. É importante também evitar a contaminação cruzada: por exemplo, não utilize a tábua de carnes para cortar legumes. 

2. ATENÇÃO AOS DETALHES
Retire as partes danificadas dos legumes e verduras antes de realizar a higienização dos mesmos. Eventualmente, apenas uma folha pode estar estragada. Elimine-a. 

3. LAVE EM ÁGUA CORRENTE
O objetivo de lavar os alimentos em água corrente é para retirar as sujidades aparentes, como terra, folhas e insetos. Neste momento, é possível utilizar escovas de nylon exclusivas para lavar as cascas de alimentos. 

4. SOLUÇÃO DE HIPOCLORITO DE SÓDIO OU ÁGUA SANITÁRIA
Utilize uma colher de sopa (10 ml) de hipoclorito de sódio ou água sanitária para cada litro de água. Coloque os alimentos em imersão nesta solução por quinze minutos. 

Thais ainda esclarece uma dúvida comum da população, de que a solução clorada não elimina os agrotóxicos: “Neste caso, o objetivo é eliminar os micro-organismos que não são visíveis a olho nu e que podem causar sérias doenças ao nosso organismo”.

Já Silva reforça que o vinagre apenas remove sujeira e não faz a desinfecção, reforçando: “Não recomendamos o uso de detergente, pois pode conter resíduos químicos e deixá-los nas cascas dos alimentos”. 

5. ENXÁGUE
Retire as frutas, os legumes e/ou as folhas da solução clorada e enxágue em água corrente. Pronto, o seu alimento está adequado para o consumo.