AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Pets

Cachorro faz birra? Entenda o que os pets querem dizer quando aprontam

A forma como seu cãozinho se comporta não é proposital

Da Redação Publicado em 20/06/2021, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A bagunça que seu cachorro faz, não é 'birra'; entenda! - Karsten Winegeart / Unsplash
A bagunça que seu cachorro faz, não é 'birra'; entenda! - Karsten Winegeart / Unsplash

É muito comum nos atendimentos os tutores relatarem que seu cãozinho fez determinada coisa "de birra". Inclusive, eles chegam até a detalhar a carinha que o animal faz quando ele 'tem a consciência' de ter agido de forma errada. 

Pois é, sinto decepcionar você, mas, não, o animal não faz birra. Primeiro de tudo, vamos entender o significado da 'birra'. De acordo com o dicionário, o termo tem relação com o sentimento ou a demonstração de antipatia, motivada por algum capricho, implicância ou má vontade. Os cães não raciocinam desse jeito. 

As atitudes que eles tomam no dia a dia são motivadas por outras coisas relacionadas à espécie canina, e achar que isso é algo feito de forma proposital com o objetivo de provocar você é apenas uma forma errada de atribuir um sentimento humano ao pet. Ou seja, antropomorfizar. 

Qual então é o objetivo dele ao aprontar alguma estripulia como destruir objetos pessoais ou fazer xixi no meio da sala, por exemplo? Essa é grande questão! Por trás desses comportamentos indesejados existe um cão tentando se comunicar com você de alguma forma. Da forma que ele acha efetiva e que, provavelmente, você já o incentivou no passado (mesmo que sem querer) ao dar uma bronca de maneira indevida ou qualquer tipo de valor para esse tal comportamento. 

Pode ser também que seu cão apresenta algum grau de ansiedade de separação e, ao menor distanciamento seu, ele canalize essa ansiedade nesses comportamentos indesejados. Se for o caso, é preciso iniciar um tratamento o quanto antes com um médico veterinário comportamental. 

Eu sei que é mais fácil pensar em birra do que tentar encarar o real motivo do problema, mas pense que, quanto mais você demorar a fazer isso, pior vai ficar. Toda alteração comportamental precisa ser avaliada o mais rápido possível por um profissional especialista na área. Acredite: só assim vocês vão conseguir caminhar juntos para uma boa e harmoniosa convivência e relação.

MARCELA BARBIERI BORO, Zootecnista, médica veterinária e adestradora.