AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Colunas / Coluna Bianca Vilela / SOS Nutricionista!

Exageros nas festas de fim de ano: veja como evitar a 'gordurinha extra'

Nutricionista dá dicas de como garantir uma alimentação saudável nesse período

*Bianca Vilela, colunista de AnaMaria Publicado em 16/12/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nutricionista dá dicas para evitar aumento de peso no fim do ano - Kraken Images/Unsplash
Nutricionista dá dicas para evitar aumento de peso no fim do ano - Kraken Images/Unsplash

Fala meu povo da AnaMaria! Vem cá, quem aí sempre se frustra no final do ano com o aumento de peso e porque será que isso sempre acontece? Para entendermos este processo, chamei a minha amiga, Fernanda Zanetti, que é nutricionista e sempre tem bons conselhos.

“Nesta época, meus pacientes querem saber o que comer nos hotéis e nas festas, por isso vou compartilhar algumas dicas do meu cotidiano profissional, mas não se cobre tanto e saiba que não existe certo ou errado!”, afirma Fernanda.

"Somos seres únicos, temos nossas preferências, restrições.... e devemos compreender que dietas restritivas não representam um milagre ou a chave do sucesso. Esta é minha conduta profissional e o que acredito”, reforça.

PODE TUDO?
Os abusos do álcool ficaram ainda mais evidentes durante a pandemia e é inegável que os efeitos do consumo excessivo desta substância causam danos físicos e psicológicos, por isso fique atento na frequência e na quantidade. “Se você gosta de alguma bebida, consuma de forma esporádica. Vá com calma e assimile que uma ou duas doses de sua bebida preferida são mais do que suficientes. Beba devagar e alterne sempre com bastante água", conta a nutricionista. 

E OS COMES E BEBES?
O equilíbrio está na quantidade! "Se estiver viajando, por exemplo, não se esqueça das fibras; busque pratos coloridos, com um pouco de cada coisa e experimente novos sabores, novas texturas e receitas locais!", lembra Zanetti. E não esqueça de compartilhar estas dicas com a galera, afinal ninguém precisa sofrer! Bora aproveitar este tempo festivo com muita alegria e equilíbrio!

*BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial