AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Coronavírus / Determinação da prefeitura

Rio de Janeiro retira obrigatoriedade de máscaras em locais fechados

Medida da não obrigatoriedade de máscaras de proteção entrará em vigor a partir de terça-feira (8)

Da redação Publicado em 07/03/2022, às 12h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Máscaras de proteção deixarão de ser obrigatórias no Rio - Unsplash
Máscaras de proteção deixarão de ser obrigatórias no Rio - Unsplash

A prefeitura do Rio de Janeiro determinou o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção em locais fechados. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (7) pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) e entrará em vigor a partir de amanhã (8), quando for decretada no Diário Oficial. 

De acordo com o governante, a medida foi tomada após uma reunião com o Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 do município. Com isso, estabelecimentos públicos e privados deixam de ser obrigados a exigir o uso de máscaras em suas instalações. O mesmo vale para áreas ao ar livre. 

Em suas redes sociais, Paes afirmou ainda que, em breve, o passaporte da vacina também deixará de ser obrigatório, caso a cidade alcance os resultados esperados em relação à dose de reforço da imunização. 

“Temos a menor transmissão desde o começo da pandemia, de 0,3, e uma positividade menor que 5%, com uma redução gradativa ao longo das últimas semanas”, afirmou Daniel Soranz, secretário municipal de Saúde ao portal G1. Ele pontou que os números são um reflexo da alta cobertura vacinal na cidade. 

Até esta segunda, 54,1% dos cariocas com 18 anos ou mais foram imunizados com a dose de reforço.

Embora o uso de máscara seja descontinuado, pessoas que possuem imunossupressão ou comorbidades graves, que não estejam vacinadas completamente ou que apresentem algum sintoma respiratório devem seguir com a utilização do item. 

O Rio de Janeiro será a primeira capital do país a desobrigar por completo o uso de proteção individual contra a Covid-19.