AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Descomplica / Investimentos

Invista em 2023: Veja dicas para aumentar seu patrimônio no próximo ano

Empresária e estilista dá dicas de como investir para o ano que vem

Conheça o básico de como investir para 2023 - Unsplash
Conheça o básico de como investir para 2023 - Unsplash

Investir pode parecer um bicho de sete cabeças para quem está fora do mercado financeiro, seja pelos termos complicados ou pelo medo de fazer alguma coisa errada e acabar perdendo dinheiro.

Pode ser que você já tenha se interessado pela ideia de ter algum investimento que te gere uma renda extra, mas acabou desistindo por uma ou outra razão. Se essa já foi a sua meta em algum momento, fique tranquila: ela ainda é possível.

Para começar 2023 investindo, AnaMaria Digital conversou com a empresária e estilista ítalo-brasileira Anne Garcia, que deu algumas dicas de como começar a investir de forma segura e descomplicada.

IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO

Anne destaca que, antes de tudo, é necessário informar-se sobre o mercado e o tipo de investimento no qual se deseja aplicar. A empresária mostra a importância disso contando um pouco de sua própria trajetória.

“Quando comecei a investir, não tinha muita experiência no ramo, o que me fez perder dinheiro, pois fui levada pela emoção. Por isso, acho tão importante a educação financeira ser abordada desde a infância, para termos conhecimento sobre o assunto”, opina.

Assim, o primeiro passo é estudar e analisar minuciosamente o mercado que se pretende investir, conversando com profissionais do ramo, para criar experiência e ter cautela na área.

Feito isso, a etapa seguinte é definir o ponto de partida - ou seja, como está sua vida financeira agora e quanto você tem disponível para investir - e o de chegada - onde você deseja alcançar.

Para isso, Garcia destaca a necessidade de:

  • Definir metas;
  • Enumerar prioridades;
  • Analisar o que é possível renunciar;
  • Estabelecer o que fazer para atingir o objetivo.

“Se informar, fazer simulações e calcular a parte tributária é imprescindível, ou até mesmo contratar profissionais para fazer um Plano de Negócios. Isso serve para que você veja as análises do seu investimento e as projeções do mercado”, explica.

Além disso, é preciso conhecer qual o seu perfil de investidor: conservador, moderado ou arrojado. Eles se caracterizam pelos diferentes graus de risco e de rentabilidade dos investimentos, sendo que a regra geral é: quanto mais seguro for o negócio, menor será o lucro obtido. Por isso, é importante ponderar onde investir.

“Eu sempre aconselho a diversificar os investimentos, pois o mercado está em constante transição. Para evitar perdas, é importante investir em mais de um negócio, de atividades completamente distintas”, explica Anne.

COMO ANDA SEU FLUXO DE CAIXA?

A empresária ainda destaca a importância de conhecer seu fluxo de caixa, ou seja, quanto se ganha de dinheiro, quanto se gasta e quanto sobra após essa conta. Isso permite um maior planejamento para o futuro, fazendo com que se tome ações antecipadamente e evitando qualquer problema.

Além disso, é imprescindível ter uma reserva de emergência, que é uma quantia de dinheiro guardada para resolver possíveis imprevistos. Ela é necessária para que surpresas desagradáveis não abalem a vida financeira, fazendo com que se tire dinheiro de outros lugares, ou até mesmo seja necessário recorrer a um empréstimo, para resolver esta situação.

Por fim, Anne orienta: “Muitas vezes não sabemos como dar o primeiro passo, mas o importante é começar. Depois, siga em frente e não pare. Supere os obstáculos sem perder a esperança e tenha sempre um plano B.”