AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Descomplica / Cozinha

Saiba como fazer com que o botijão de gás dure mais tempo

Com o preço do botijão de gás nas alturas, o jeito é fazer com que ele dure o máximo possível

Karla Precioso

por Karla Precioso

kprecioso@editoracaras.com.br

Publicado em 28/10/2022, às 13h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba como economizar gás de cozinha para não gastar com um novo botijão - Pixabay/steven
Saiba como economizar gás de cozinha para não gastar com um novo botijão - Pixabay/steven

Com tudo aumentando o tempo todo, a palavra economia nunca fez tanto sentido na vida das pessoas. O gás de cozinha, por exemplo, sofreu um aumento de 23,2% nos últimos 12 meses, entre março de 2021 e o mesmo período de 2022, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e isso representará parte significativa dos custos mensais da população. 

João Pedro Lúcio, técnico de Operações da Maria Brasileira, rede de franquias de limpeza e cuidados residenciais e corporativos, separou dicas bem simples que vão ajudar a economizar o gás de cozinha durante as tarefas do dia a dia. Confira.

  1. EVITE ABRIR O FORNO:

Às vezes, é difícil resistir e não abrir o forno para ver o ponto em que está o alimento, mas isso faz com que o mesmo demore mais tempo para voltar à temperatura ideal. Logo, gasta mais gás. Outro truque certeiro é, se você for assar diferentes pratos com tempos de cozimento semelhantes, coloque-os juntos no forno (se houver espaço).

  1. PLANEJE AS REFEIÇÕES:

Reserve um dia para planejar e cozinhar as refeições da semana. Isso é benéfico não só para diminuir o tempo de uso do fogão e economizar gás, como também tornar o dia a dia muito mais prático.

  1. MANTENHA O FOGÃO LIMPO:

Se a chama do fogão estiver laranja ou amarelada, é sinal de que as bocas estão sujas ou com mau funcionamento, então o fogão precisará se esforçar mais para dar conta, gastando mais gás.

  1. USE A PANELA DE PRESSÃO QUANDO POSSÍVEL:

Embora muitas pessoas tenham medo de usá-la, aprender a manuseá-la pode ajudar a economizar gás, já que ela cozinha os alimentos em menos tempo. Outra dica é deixar grãos, como feijão e grão-de-bico, de molho por algumas horas. Dessa forma, eles ficarão mais macios, agilizando o cozimento.

  1. TAMPE AS PANELAS:

Utensílios tampados aproveitam mais a chama, cozinhando mais rápido, já que o calor não se dissipa para o ar. Já em panelas abertas, acontece justamente o contrário.

  1. EVITE A PASSAGEM OU CORRENTE DE VENTO:

a potência das chamas do fogão diminui com o vento, exigindo mais tempo para que a panela atinja a temperatura ideal.

  1. FIQUE DE OLHO NO MATERIAL DA PANELA:

Apesar de serem mais caras, vale a pena comprar as panelas que retêm mais calor, pois reduzem o tempo de cozimento. As de cerâmica, inox ou fundo duplo são excelentes – não só para economizar gás de cozinha, mas também para a saúde, já que não soltam substâncias tóxicas.

  1. USE BOCAS DO FOGÃO ADEQUADAS:

Colocar uma panela pequena em uma boca grande é desperdício de gás de cozinha. Evite, a menos que esteja com muita pressa.

  1. CORTE OS ALIMENTOS EM PEDAÇOS MENORES:

O tempo de uso é determinante para a economia de gás. Por isso, quanto menor o corte do alimento, menos tempo ele levará para ser cozido.

  1. COZINHE A VAPOR:

Você pode aproveitar o cozimento de um alimento que já está na panela para colocar uma escorredeira metálica em cima e cozinhar outros alimentos no vapor, como os legumes. Assim, você gasta a mesma quantidade de gás para cozinhar uma quantidade muito maior de alimentos.

  1. CONHEÇA O SEU FOGÃO:

Geralmente, podemos utilizar um fogão por vários anos sem problemas. Porém, um eletrodoméstico velho pode ter bicos entupidos e dificuldade de acender as chamas, propiciando o escape de gás, que aumenta o gasto de gás e, acima de tudo, coloca a segurança das pessoas em risco.