AnaMaria
Descomplica / Atenção

Veja estas 11 dicas para não extrapolar em qualquer festa da firma

Aprenda a se comportar adequadamente nas confraternizações

Ana Bardella Publicado em 01/01/2019, às 19h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

Veja estas 11 dicas para não extrapolar na festa da firma e impressione todos! - Shutterstock
Veja estas 11 dicas para não extrapolar na festa da firma e impressione todos! - Shutterstock

Além da tradicional confraternização de final de ano, sua empresa costuma far festas para os funcionários em momentos icônicos, como o aniversário da firma? Celso Bazzola, diretor da BAZZ Estratégia e Operação de RH, ensina como aproveitar a ocasião sem pisar na bola!

1 - Na dúvida, vá! Mesmo se não estiver tão animada para o evento, trata-se de um momento descontraído para celebrar as conquistas – e também de uma oportunidade para ampliar sua rede de contatos. Estar presente demonstra seu interesse pelos assuntos da empresa e melhora sua imagem com os colegas.

2 - Não foi possível comparecer? Ainda assim, agradeça o convite e informe o motivo pelo qual você não poderá estar com os demais.

3 - Tente não se atrasar. Se chegar muito tarde, é possível que algumas pessoas já tenham ido embora. Dessa maneira, você não poderá cumprimentar a todos.

4 - Não exagere nos drinques! Esse é um dos erros mais comuns nas confraternizações empresariais. Alterada pelo álcool, você pode acabar falando ou fazendo algo que pode manchar sua reputação. E nada de dirigir depois da festa, hein?

5 - Evite os grupinhos. Colabore para que o ambiente seja de igualdade e circule pelo evento, procurando se relacionar com todos os presentes.

6 - Use roupas condizentes. Se a confraternização for à noite, tudo bem usar uma roupa com detalhes brilhantes ou um salto alto – desde que o decote não seja exagerado e o restante das peças não seja curto ou justo demais.

7 - Percebeu que um colega está exagerando? Você pode ajudá-lo de forma sutil. Caso ele tenha se exaltado na conversa ou dito algo que não soou bem, tente desviar a atenção dos demais para outro tema.

8 - Evite dançar de maneira extravagante ou demonstrar interesse por algum colega de trabalho durante o evento – afinal, as outras pessoas podem perceber!

9 - Procure falar sobre temas neutros. Evite discussões acaloradas, assuntos polêmicos e fofocas sobre os demais funcionários. 

10 - Escolha a hora de ir embora. Seus chefes acabaram de deixar o local? Aguarde um pouco antes de sair, para não parecer que você só estava lá para causar uma boa impressão.

11 - Pense bem antes de agir. Lembre-se de que depois da festa você continuará convivendo diariamente com as pessoas que estavam lá. Evite constrangimentos no dia seguinte!