AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Limpeza de pele profunda funciona? Entenda a importância do procedimento

Dizem que uma limpeza de pele profunda garante um rosto renovado, mas os boatos são verdadeiros? Saiba a importância e os benefícios do procedimento!

Limpeza de pele profunda funciona? Entenda a importância do procedimento no controle de acne - Reprodução/Freepik
Limpeza de pele profunda funciona? Entenda a importância do procedimento no controle de acne - Reprodução/Freepik

Entre as marcas recorrentes do rosto, como as manchas de acne, que mais irritam estão os cravos no nariz ou ao redor do rosto. Especialmente aqueles que, por algum motivo, nunca vão embora. Sofrer, no entanto, não precisa ser uma opção, já que uma solução para esse problema é a limpeza de pele profunda.

O procedimento (que, ao contrário de boatos na internet, funciona, se feito com frequência) se trata da extração de cravos e comedões, que são lesões de acne que costumam surgir em áreas oleosas do corpo, como a testa, o nariz e, até, as costas. Entre os benefícios da limpeza de pele, Claudete Santos, instrutora técnica da clínica de estética Estúdio Mais, cita à AnaMaria as seguintes:

  • Remoção do acúmulo de impurezas;
  • Elimina células mortas;
  • Ação anti-inflamatória;
  • Tratamento de cravos e espinhas;
  • Redução da oleosidade;
  • Efeito bactericida e cicatrizante.

A limpeza de pele profunda, de acordo com a especialista, ainda promove o rejuvenescimento facial, ajuda na hidratação e elasticidade da pele. Veja mais a seguir sobre como funciona o procedimento e, claro, se você pode realizá-lo.

Cleansing oil, demaquilante ou lenços? 5 removedores de maquiagem para deixar sua pele limpa!

Como é feita a limpeza de pele profunda?

Com o auxílio de produtos para a higienização, a limpeza começa com a remoção de substâncias e impurezas do rosto, como resquícios de maquiagem e outras gorduras. Uma recomendação é chegar no consultório com a "cara lavada", ou seja, sem o uso de nenhum produto.

Em seguida, é feita uma esfoliação para remover as células mortas do rosto e facilitar a conquista do principal objetivo da limpeza de pele: a eliminação dos cravos. Apesar de ter a mesma finalidade, há diferentes tipos de limpeza para os tipos de pele distintos, que vão desde às oleosas, às mais secas e mistas.

"É importante fazer essa avaliação antes de iniciar o procedimento. Sempre usamos produtos, como maquiagens, sabonetes e protetores solares, para determinados tipos de pele. Na limpeza de pele, também temos que ver qual o produto adequado para cada tipo de pele", explica a profissional.

Acne só dá em adolescente? Saiba mais sobre a espinha na fase adulta!

Em casa, a especialista orienta manter a hidratação e a esfoliação, após a limpeza, para amenizar a sensibilidade e inchaço do rosto. "Mas não costuma ficar por muito tempo, se normalizando depois de umas duas ou três horas", comenta. Para evitar possíveis manchas, ela também ressalta a reaplicação do protetor solar, depois do procedimento, assim como evitar o uso de maquiagens.

Melasma? Saiba o que é e como tratar condição que também afeta famosas!

Quem pode fazer?

Por ser um procedimento de baixo risco, a limpeza de pele profunda pode ser realizada a partir dos 13 anos de idade. A avaliação do paciente, no entanto, é indispensável, que inclui desde dados básicos até características físicas da pele.

Gestantes também estão liberadas para fazer o procedimento, desde que não sejam utilizados produtos que oferecem risco à saúde da mãe e do bebê, como aparelhos estéticos de alta frequência, peelings com ácidos e aplicação de toxina botulínica.

Ainda é necessário prestar atenção se a paciente possui algum tipo de reação alérgica ou conta com algum problema de saúde, como cardíaco. Além disso, quem faz uso de isotretinoína, popularmente conhecido como Roacutan, só pode passar pela limpeza depois de seis meses do fim do uso da medicação.

Sem rugas? Especialista revela segredos para ter a pele da Anne Hathaway

Dá para fazer a limpeza de pele em casa?

Muitas vezes, quem costuma fazer o procedimento pensa em investir em produtos para fazer a limpeza de pele em casa e, assim, economizar, mas a recomendação é fazer somente com um profissional. "Caso a extração não seja feita com cuidado e de forma correta, há o risco de causar manchas e machucados", diz Claudete.

Para prolongar os resultados da limpeza de pele por mais tempo, a esteticista orienta manter a rotina de skincare em dia e realizar a esfoliação facial a cada 15 dias. Mesmo assim, para ajudar a manter o rosto livre de impurezas, o ideal ainda é realizar a limpeza de pele profunda de forma periódica. "O tempo vai depender muito de cada pessoa, mas uma vez por mês é o ideal", conclui.

Dormir de maquiagem faz mal? Entenda os danos que o hábito pode causar!