AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Diversos / EITA!

Claudia Ohana revela luta contra nosofobia; saiba o que é

Claudia Ohana compartilha que sofre de nosofobia e relata ter chegado a acreditar que tinha um tumor cerebral

Claudia Ohana compartilha que sofre de nosofobia - Reprodução
Claudia Ohana compartilha que sofre de nosofobia - Reprodução

Na trama da novela 'Vai na Fé', exibida no horário das sete pela Rede Globo, Claudia Ohana, de 60 anos, interpreta a personagem Dora, uma terapeuta holística que descobre estar enfrentando um câncer em estágio avançado. Nos últimos capítulos, a personagem trouxe à tona questões como testamento vital e cuidados paliativos, abordando temas sensíveis relacionados ao fim da vida.

Entretanto, o que poucos sabem é que, longe das telas, Claudia lida com a nosofobia, um medo persistente de contrair uma doença específica no futuro. Em uma entrevista, a atriz revelou sua condição e esclareceu a diferença entre nosofobia e hipocondria.

"Na verdade, não sou hipocondríaca. Tenho medo de ficar doente. Mas isso sempre fez parte de mim, desde quando eu era criança. É uma sensação muito ruim", lamentou Claudia.

Ao contrário do hipocondríaco, que se preocupa com diagnósticos atuais e busca tratamentos, a nosofobia envolve o temor de adquirir uma doença específica e assombra a vida da pessoa com pensamentos constantes sobre o futuro.

"Mas comecei a trabalhar o meu subconsciente. Estou lendo um livro sobre o poder do subconsciente, das palavras e do controle que a mente exerce sobre nós. Todos os dias, eu digo coisas positivas e, quando pensamentos relacionados à doença surgem, eu me contraponho dizendo: 'Não, não há nada de errado comigo, estou ótima, maravilhosa, isso não está acontecendo comigo'. Isso tem me ajudado muito", afirmou Claudia.

“TENHO UM TUMOR CEREBRAL, VOU MORRER AGORA”

No passado, a atriz admitiu que sentia tanto medo de adoecer que, ao perceber qualquer sintoma estranho, corria para o hospital em busca de respostas. "Há muito tempo eu não vou ao hospital por essas razões. Antigamente, eu ia direto, pois sentia que algo terrível estava acontecendo comigo. Qualquer coisa... Uma vez, meu nariz começou a sangrar e já pensei: 'Tenho um tumor cerebral, vou morrer agora'. Em vez de esperar um dia para ver como a situação se desenvolveria... Para mim, um pouco de sangue já significava um tumor cerebral", relembrou Claudia, rindo da situação.

Além de trabalhar sua mente subconsciente, Claudia evita se aprofundar em informações sobre doenças. "Fui proibida de pesquisar no Google, nem posso ler a bula dos remédios. Na verdade, eu evito tomar qualquer remédio, pois também tenho medo deles (risos). Porém, assisto a todos os seriados médicos. Me sinto como uma médica formada assistindo 'Grey's Anatomy'. Eu sei como socorrer alguém, estou falando sério. As pessoas até me ligam quando estão se sentindo mal. Estudo tudo. Inclusive, fiz um curso de enfermagem. Tenho conhecimentos básicos, como medir a pressão arterial. Amo a área médica", finalizou ela.