AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Exclusivas / Espiritualidade

Luigi Baricelli lança novo livro e reflete sobre o “despertar” espiritual

Em ‘Sentir para pensar’, Luigi Baricelli explica como o “despertar” pelo amor permite uma vida mais abundante

Luigi Baricelli no lançamento do livro 'Sentir para pensar' - Van Campos/Agnews
Luigi Baricelli no lançamento do livro 'Sentir para pensar' - Van Campos/Agnews

Ator, escritor, empresário e autônomo. Luigi Baricelli é um homem de muitas definições, mas não gosta delas. Ele prefere ser chamado de “Spiritual Innovator”, algo como “Inovador Espiritual” em tradução livre, um conceito sem definições, justamente para poder ser tudo aquilo que quiser. “Se eu definir fico preso numa caixinha”, justifica.

Em seu primeiro livro, intitulado ‘Sentir para pensar: Porque o amor é o caminho’, Luigi fala sobre a espiritualidade e o seu processo de “despertar” existencial, que o permitiu ajudar outras pessoas a passarem por experiências espirituais.

“Ele veio de uma necessidade de expressar aquilo que vivenciei, pois o caminho é o amor. Estamos tão voltados ao pensamento, no sentido de só pensar, que esquecemos de sentir. E quando pensamos de maneira errada, com opiniões que não são nossas, saímos de nossa essência”, conta em entrevista a AnaMaria Digital.

A ideia da obra, inclusive, veio após o seu próprio “despertar”, e toda a jornada existencial que isso envolve. “Me questionava: 'O que eu vim fazer?’, ‘O que faço?’, ‘O que fiz?’, ‘O que acontece?’. Até que hoje tudo faz sentido para mim”, afirma.

O “DESPERTAR”

Para compreender sua jornada existencial, Baricelli precisou passar por momentos difíceis na vida. Um deles, em especial, ele considera como seu “chamado”: o câncer de mama diagnosticado em sua esposa, a empresária Andreia Baricelli. A doença fez com que o casal chegasse no limite e abrisse suas vidas para o tal chamado do “despertar”. 

“Conforme o tempo passa, e você não atende o chamado, ele quebra como uma sementinha. Chegou uma hora que não teve jeito, ele quebrou e foi um grande processo em nossas vidas. Hoje, por causa dessa quebra da semente, da nossa permissão de ir fundo, sem medo da transformação, conseguimos ter esse despertar, uma expansão dos aprendizados diários, com uma vida muito abundante”, esclarece.

Por isso, o artista decidiu compartilhar sua experiência com o público por meio do livro. “A gente vai guardando e, quando vê, explode. Foi o que aconteceu, nós [Luigi e Andreia] explodimos. E o que falo no livro é justamente isso, de ter demorado para chegar nesse processo que eu sempre sonhei. Demorei para conseguir pensar por mim mesmo, já que esperava sempre que outras pessoas pensassem por mim”, acrescenta.

RELACIONAMENTO

Luigi foi bem acompanhado nessa trajetória, já que passou por tudo ao lado da esposa. Hoje, ele avalia que ambos vivem uma relação mais forte em muitos sentidos, inclusive sexualmente. 

“Nossa relação de amizade e de trabalho também é infinitamente melhor. O amor sempre foi o mesmo, mas ele era coberto, muitas vezes, por esse pensamentos que não vinham de sensações nossas”, revela.

Em ‘Sentir para pensar’, ele conta sobre como explorar suas vulnerabilidades ajudou a melhorar o casamento. “O livro mostra como usei a minha vulnerabilidade para conseguir vencer todos os ciclos da minha vida que eram repetitivos”, ressalta.

CARREIRA

Questionado sobre quando vamos voltar a vê-lo nas telinhas, o galã revela aguardar o personagem ideal. “Já fiz Jesus e, agora, quero fazer o oposto. Ou um personagem com essa jornada pela qual passei. Personagens fortes, com esse poder de libertação, que tragam essa palavra, de todas as religiões. Quero trazer essa mensagem”, diz.

Seja com figuras boas ou ruins, na televisão, em seu livro ou nas redes sociais, Baricelli deixa claro que procura compartilhar seu conhecimento sobre a espiritualidade com o intuito de ajudar as pessoas a passarem por seus “despertares”. 

“Meu objetivo sempre é que todas as pessoas que passem por mim consigam seguir o caminho de maneira liberta, saindo da experiência melhores do que quando me conheceram, pois a existência é uma coisa linda”, completa.