AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Exclusivas / Entrevista

"Sou uma apresentadora em constante aprendizado", diz Daniela Albuquerque

Apresentadora da RedeTV! fala ainda sobre preconceito e o fatode sempre precisar provar seu talento

Karla Precioso

por Karla Precioso

kprecioso@editoracaras.com.br

Publicado em 07/10/2023, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Daniela Albuquerque diz ser uma apresentadora em constante aprendizado. - Divulgação
Daniela Albuquerque diz ser uma apresentadora em constante aprendizado. - Divulgação

Daniela Albuquerque já passou por atrações como Dr. Hollywood, Manhã Maior e Sob Medida. Desde 2015, com desenvoltura e carisma, comanda o Sensacional. Tudo na RedeTV!. A atração é leve e divertida, deixando-a bem à vontade. Aliás, alegria e descontração são características da Dani, que colhe os louros de uma trajetória longa, sendo fruto de muito estudo, disciplina e dedicação. "Sou uma apresentadora em constante aprendizado", diz.

Sim, ela faz jus ao dito popular ‘muito mais do que um rostinho bonito’. De origem humilde, saiu de casa cedo em busca de um futuro melhor. Foi babá, vendedora, modelo, sempre com o propósito de galgar mais um degrau – coragem herdada de sua mãe, uma figura forte que, após ficar viúva, tomou as rédeas da família e criou sozinha os três filhos.

Graduada em Jornalismo, investiu também na carreira de atriz e no teatro, atuando em peças como Nossa Vida em Família, E Se... e Os Saltimbancos in Concert. Em breve, poderá ser vista na telona, em Barão Hirsch – O Judeu de Quatro Irmãos. A esposa do empresário Amilcare Dallevo Jr. e mãe de Alice, 10 anos, e Antonella, 7, não para e acaba de lançar seu segundo livro, 1982 – Um Olhar Sobre a Minha Essência (DISRUPTalks).

“Sempre busquei uma forma que pudesse levar a minha essência ao público, sem as pressões e os padrões impostos pela mídia, e tive essa liberdade”, fala. Apelidada de Sophia Loren brasileira, Daniela é mesmo uma mulher linda e versátil, um exemplo de que vontade e dedicação são determinantes para uma jornada em ascensão.

Qual posição julga ocupar na televisão?

Sou uma apresentadora em constante aprendizado. Gosto de estudar sobre os convidados, ler todo tipo de notícia, me informar e estar sempre pronta para exercer meu ofício. Meu objetivo é levar informação e leveza aos telespectadores que nos assistem.

Já enfrentou ou ainda enfrenta críticas/preconceito a seu trabalho de apresentadora? Como lida com isso?

Muitas! Já fiquei magoada, brava, triste, mas nada como o tempo... Não nasci pronta e faço tudo sempre visando melhorar. Muitas pessoas que me criticaram no intuito de machucar, hoje, me tecem elogios. Sei que estar na TV é estar em uma vitrine em que todos se sentem à vontade para falar... bem ou mal. Mas me acostumei a filtrar e separar as coisas que me engrandecem e as coisas que são maldades.

Foi difícil ‘provar’ que seu talento e capacidade em nada tem a ver com o fato de ser a esposa do presidente da emissora em que trabalha?

Sem dúvida, porém, sei o caminho que percorri. Não comecei como apresentadora. Fiz estágio, aprendi tudo por trás das câmeras e, quando a direção da emissora, em especial a superintendente artística na época, Monica Pimentel, sentiu que eu podia dar mais um passo, me colocou como apresentadora. Fiz faculdade de Jornalismo, estudei teatro, história... Me preparei e nunca paro de me aprimorar.

Falando nisso, não é complicado misturar trabalho e casamento?

Sabemos separar bem. Claro que sempre damos ideias um para o outro, mas temos
algumas regrinhas para separar o lado da família e o profissional. Em casa, estamos com nossas
filhas e os assuntos são relacionados a elas e à nossa vida extra trabalho. Na TV, quase nem nos
encontramos. Meu chefe não é o meu marido.

Sua carreira deu um salto gigantesco em pouquíssimo tempo. Chegou a bater algum tipo de deslumbramento?

Trabalho desde muito cedo. Fui babá, vendedora, modelo... quando vim para São Paulo, sabia que queria voar mais alto. Como falei, estudei muito para aprender tudo sobre televisão. Não foi do dia para a noite. Sei valorizar muito as oportunidades que me foram dadas. Tenho os pés no chão! Sei que ‘estou’, e não que ‘sou’. Minha família sempre foi simples e é assim que continuamos a ser. As coisas mais importantes estão nos sentimentos.

Qual o melhor e o pior da fama?

Ah, a fama é gostosa! O carinho das pessoas é incrível... Recebo muitos fãs na TV e trocar essa energia é demais. Sobre o pior... Não sei se há. Acho que me ‘assustei’ um pouco no início com a exposição e pessoas inventando coisas, mas passou. A gente aprende a separar o joio do trigo.

Quando olha para trás e faz um balanço, sente que chegou ao lugar que queria?

Sempre corro atrás! Quando era menina, não imaginava estar na TV, mas sempre sonhei em crescer. Gosto muito de cinema e estou fazendo o longa Barão Hirsch – O Judeu de Quatro Irmãos. Adoro escrever e lancei meu segundo livro. Vou buscando novas oportunidades e ainda quero realizar muitas coisas!

Você é de uma geração em que o empoderamento está mais enraizado. Se considera feminista?

Definitivamente, o lugar da mulher é onde ela quer estar! Tenho um bom exemplo em casa. Minha mãe sempre foi uma lutadora para criar os filhos e crescemos vendo que essa força existe. Sou partidária da igualdade em qualquer aspecto.

Como profissional de comunicação e mãe de duas meninas, como avalia seu papel de mostrar e comprovar que nós, mulheres, podemos estar em todos os lugares, como você mesma falou antes?

Acho que se posicionar em relação às opiniões, participar das decisões dentro e fora de casa, dar voz a qualquer assunto que antigamente era restrito só aos homens... Conquistamos tantos espaços nunca antes pensados, porém ainda falta muito. Mostro diariamente às minhas filhas que a opinião delas deve ser ouvida e que suas vontades têm que ser respeitadas. Assim, uma nova geração vai sendo formada de maneira melhor.

Qual a dica para garantir um casamento longo e feliz?

Amizade e cumplicidade são a chave de qualquer relacionamento. Claro que o amor é o ponto principal. Construir uma família sempre foi meu sonho e, hoje, temos uma família abençoada! Respeito, sintonia e parceria: eis o segredo.

Como surgiu o desejo de fazer revelações tão íntimas sobre sua vida no livro 1982 – Um Olhar Sobre a Minha Essência? E qual o propósito da obra?

Recebi o convite da editora e me senti à vontade para escrever sobre pensamentos e sentimentos, palavras que têm muito sentido para mim. E, assim, as histórias foram se revelando naturalmente. Quis mostrar um pouco mais da Dani às pessoas que gostam de mim, mais sobre o meu trabalho também. A vida é cheia de amor, mas também cheia de percalços, para todo mundo!

Você revelou em entrevista que adora fazer pão e faxina. E você faz mesmo isso? Leva uma vida de mulher comum em casa?

Adoro fazer faxina [risos]! É uma terapia. Não faço diariamente, mas, de tempo em tempo, arrumo armários da cozinha, closet, bancada de maquiagem. Fico um tempão ali, cada hora em um lugar da casa...

Com essa beleza toda, em algum momento você deixa a disciplina alimentar de lado e enfia o pé na jaca? Qual o segredo para se manter linda?

Obrigada! Não sou escrava, não. Me alimento bem, faço exercícios diariamente, vou ao dermatologista, mas amo comer. E não me privo de nada. Quando exagero, no dia seguinte, malho com mais intensidade. Mas, definitivamente, acredito que estar de bem com a vida ilumina a aura e reflete para o universo.