AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Família/Filhos / Educação

Dá para ensinar educação financeira aos filhos? Especialista garante que sim!

“Muitos pais evitam levar os filhos às compras, mas esse é um bom momento para explicar a eles o custo de cada brinquedo”, garante educadora financeira

Luciana Ikedo Publicado em 11/12/2021, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Desde cedo, é importante ensinar os pequenos a ter consciência dos limites - Pixabay / Banco de imagens
Desde cedo, é importante ensinar os pequenos a ter consciência dos limites - Pixabay / Banco de imagens

“Passou o Dia das Crianças e Natal já está ai. Como economizar e ensinar educação financeira aos filhos?”, P. S., por e-mail.

Com essas datas comerciais, os preços dos brinquedos nas alturas e a crise econômica, pais e familiares devem mesmo aproveitar para ensinar às crianças um pouco sobre educação financeira, sem deixar de lado a celebração da data

Primeiro, é importante observar se os pequenos já demonstram interesse e curiosidade sobre o assunto e se estão aptos a se comunicar melhor com as pessoas. A partir daí, ficará mais leve e espontâneo introduzir estratégias de finanças na rotina deles, para que seja possível progredir de uma forma mais natural. 

Procure transformar as crianças em pequenos aprendizes, estimulando-as a aprender na prática (isso é possível e mais simples do que você pode imaginar). Muitos pais evitam levar os filhos às compras, mas esse é bom momento para explicar a eles o custo de cada brinquedo. É preciso também ensinar a criançada a desassociar o fato de que sair de casa é sinônimo para consumo. 

Que tal trocar o brinquedo por um passeio e um momento de lazer, por exemplo? Para evitar que o hábito de consumir seja criado, é preciso deixar claro aos pequenos se a atividade programada será de lazer ou de compras, e manterse firme quanto a isso. Uma outra dica é promover a troca de brinquedos usados e em bom estado entre amigos, primos e irmãos. 

A ideia é estimular a criatividade da garotada e a conscientização. Por fim, que tal realizar a própria fabricação de um brinquedo em casa? Essa pode se revelar uma excelente atividade em família, que vai render momentos prazerosos, inesquecíveis, contribuindo para a criação de memórias afetivas financeiras positivas para as crianças, além de promover economia para todos! Uma ideia criativa, interessante e que funciona bem. Experimente!