AnaMaria
Família/Filhos / ALIMENTAÇÃO

Torne o dia a dia na cozinha em oportunidade de aprendizado para os filhos

Inclua o preparo das refeições na rotina das crianças para incentivar o aprendizado

Da Redação Publicado em 10/05/2020, às 08h00 - Atualizado em 25/06/2020, às 23h14

Cada idade pode ser incluída em uma parte do preparo com a supervisão de adultos - Banco de Imagem/Pixabay
Cada idade pode ser incluída em uma parte do preparo com a supervisão de adultos - Banco de Imagem/Pixabay

Com a necessidade de isolamento social e as crianças em casa, é preciso ter muita criatividade para mantê-las entretidas e em desenvolvimento

Que tal trazer aprendizado para dentro da cozinha, ambiente em que se estimula a leitura de receitas, um pouco de matemática e até mesmo a consciência sobre o cuidado com os alimentos para evitar o desperdício?

A convivência na cozinha pode até mesmo criar laços memoráveis entre pais e filhos. Mas você sabia que há uma determinada idade para que as crianças possam participar da preparação das refeições da família? 

AnaMaria Digital e a marca Tirolez dão dicas importantes sobre como as crianças podem participar na preparação da receita de acordo com a idade.

A PARTIR DE 2 ANOS
Já se pode colocar alimentos em uma tigela, amassar a massa, pegar e lavar frutas e legumes, além de misturar a massa do bolo (com supervisão).

A PARTIR DE 4 ANOS
É possível passar manteiga no pão (usar faca de plástico), montar pizzas e lanches, descascar ovos e arrumar a mesa.

A PARTIR DOS 7 ANOS
Já é hora de colaborar com a lista do supermercado, medir ingredientes, usar o micro-ondas para aquecer os alimentos, usar o ralador e descascador, lavar louça, guardar as compras e temperar a comida.

A PARTIR DE 10 ANOS
É o período ideal para seguir uma receita, utilizar facas e usar o fogão (com supervisão), escolher o cardápio, fazer um bolo e preparar pequenas refeições.