AnaMaria
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaSpotify AnaMaria

Ator de 'Gênesis' desabafa sobre machismo em gravações de curta-metragem: ''Cresci assim''

André Dread lamentou a criação que incentivava a desigualdade de gêneros

Da Redação Publicado em 08/03/2021, às 14h59 - Atualizado às 14h59

O ator André Dread, da novela 'Gênesis' - Divulgação
O ator André Dread, da novela 'Gênesis' - Divulgação

O ator André Dread, 39 anos que estará em 'Gênesis' como o nobre egípcio Okpara também vai estrear no curta-metragem " Desconstruindo Maria". O filme está previsto para março. O projeto foi contemplado pela lei Aldir Blanc.

“Meu personagem é um motociclista extremamente machista que está sempre correndo contra o tempo, e que por muito pouco, não causa um acidente com a personagem Joana (Kizi Vaz) num estacionamento", diz o ator.

O ator  analisa a questão de um machismo estrutural enraizado e desperta atenção para que os homens não perpetuem padrões machistas. O artista assume que já teve atitudes machistas, mas que busca desconstruir e contribuir para a luta das mulheres em um lugar de escuta.

"Eu cresci sendo machista por ter espelhos maternos e paternos da sociedade que vivemos, mas depois do senso crítico e da construção de um ser racional e escutando também mulheres na militância, comecei a refletir sobre muita coisa.  Muitas vezes temos atitudes machistas e nem percebemos.  O momento de fala é delas, e temos que ficar quietos e escutar" , diz Dread.

O artista ainda reflete sobre o lugar de fala da mulher negra, em espaço periférico.

"No movimento falamos muito sobre o racismo e o preconceito contra os 'favelados', mas temos também espaço de escuta para as mulheres, principalmente as negras. Dentro de uma luta feminista de gênero, tem muita coisa a ser dita pelas mulheres negras que eu acho que a sociedade deveria escutar e refletir melhor. O espaço de fala delas merece e deve ser respeitado", ressalta o ator.

O filme estreia dia 25/03 nas redes sociais. 

{# Taboola Newsroom #}