AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / LIMPEZA

De quanto em quanto tempo devo limpar a casa? Especialista responde

Especialista ensina os passos para fazer a limpeza da casa, de maçanetas até a cozinha

Redação Publicado em 17/08/2023, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dr Bactéria explicou passo a passo para a limpeza completa da sua casa - Freepik
Dr Bactéria explicou passo a passo para a limpeza completa da sua casa - Freepik

Quem não ama estar com a casa limpa e perfumada? Para aqueles que amam uma casa cheirosa - mas não sabem de quanto em quanto tempo se deve fazer limpeza - AnaMaria Digital se juntou com o especialista Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria, para dar 5 recomendações para uma faxina daquelas!

FREQUÊNCIA DAS FAXINAS

Segundo o microbiologista, a frequência de limpeza depende do ambiente e o estilo de vida das pessoas. Ele explica: "Na limpeza do dia a dia, uma boa dica é ir alternando os cômodos para conseguir higienizar todos ao longo da semana. É preciso que os moradores fiquem atentos à roupa de cama, almofadas, tapetes, toalhas e todos esses itens que precisam ser trocados semanalmente e higienizados com eficiência para retirar todos os ácaros que costumam aglomerar". 

Para não se confundir, saiba a periodicidade de cada parte da sua casa!

SUPERFÍCIES DE CONTATO FREQUENTE

As superfícies que têm contato frequente com as mãos - como maçanetas, interruptores de luz, corrimãos e telefones - devem ser limpas diariamente com desinfetante. Isso ajuda a reduzir a propagação de germes entre os membros da família. 

COZINHA

A cozinha é uma área onde a preparação de alimentos pode deixar resíduos e bactérias. Por isso, é importante limpar as bancadas, pias e utensílios após cada uso. A geladeira deve ser limpa a cada duas semanas, e o interior dos armários deve ser limpo a cada dois meses.

BANHEIRO

O banheiro é outro local propenso à proliferação de germes. O recomendado é limpar a pia, o vaso sanitário e o chuveiro com desinfetante pelo menos uma vez por semana. Já as toalhas devem ser trocadas regularmente e o tapete lavado, no mínimo, a cada duas semanas.

QUARTOS

Os lençóis devem ser trocados semanalmente, e o aspirador de pó deve ser usado no colchão a cada dois meses. Manter os armários organizados e limpos, evitando o acúmulo de poeira e mofos é um passo importante, principalmente em residências úmidas. 

ÁREAS COMUNS

Limpar o chão e outras superfícies das áreas comuns, como sala de estar e sala de jantar, uma vez por semana é o ideal. As almofadas e estofados devem ser aspirados a cada duas semanas, já os tapetes pelo menos uma vez por semana para evitar o acúmulo de poeira e alérgenos.

O biólogo finaliza afirmando que a limpeza correta não é feita só em sinais de sujeira visíveis, como manchas. Além disso, ela envolve a desinfecção de superfícies para eliminar bactérias.