AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / EITA!

Patrícia Poeta leva bronca e perde processo de difamação contra jornalista da Rede TV

Patrícia Poeta processou Alessandro Lo-Bianco após falas que detonavam a apresentadora do 'Encontro'

Redação Publicado em 24/10/2023, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Patrícia Poeta foi chamada de "grossa", "recalcada" e "mal-educada" por Alessandro Lo-Bianco - Reprodução
Patrícia Poeta foi chamada de "grossa", "recalcada" e "mal-educada" por Alessandro Lo-Bianco - Reprodução

Eita! Patrícia Poeta levou uma bronca da Justiça após processar o jornalista Alessandro Lo-Bianco por injúria. A comandante do 'Encontro' moveu uma ação contra o comentarista do 'A Tarde é Sua', da Rede TV!, e perdeu a causa. 

A ação criminal correu no 4º Fórum Regional da Lapa, do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo). A juíza Ana Claudia dos Santos Sillas ficou responsável pelo caso, e absolveu sumariamente o colunista de Sônia Abrão. Caso tivesse sido condenado, o comunicador poderia responder a até um ano de prisão em regime semiaberto.

A sentença contrária aos desejos da apresentadora da TV Globo foi divulgada por Erlan Bastos, do Em Off, e confirmada pelo portal NaTelinha. Na queixa-crime, Patrícia acusou Lo-Bianco de cometer "crimes contra a honra" e caluniado sua pessoa, espalhando mentiras em rede nacional.

A SENTENÇA

A juíza discordou das críticas de Patrícia. Em um dos episódios de 'injúria', Lo-Bianco afirmou que Poeta teria se ausentado em quatro reuniões de pauta de seu programa matinal, enviando uma assessora em seu lugar. "A sensação que eu tenho é que ela chega na hora para fazer o programa e pergunta o que tem", ele alfinetou.

Também no programa da RedeTV!, a turma de comentaristas apontaram que Poeta teria ido embora do Projac "dando chilique", e ordenado a demissão de um diretor do Encontro por exibir uma das pessoas da plateia dormindo.

"Na verdade ele não foi demitido, foi afastado. [...] Ela teria reclamado e pedido a cabeça que controla as câmeras, do diretor-geral, porque ela acha que foi culpa do diretor de imagem", palpitou Lo-Bianco.

BRONCA

Em seu veredito, a juíza admite que as críticas são grosseiras, mas o comunicador está protegido pelo livre exercício de atividade profissional. Por Patrícia Poeta ser considerada uma pessoa pública, sua imagem está sujeita a opiniões desagradáveis - que passam longe de crimes de injúria.

"Importante destacar que a querelante Patrícia Poeta é jornalista, apresentadora e empresária conhecida nacionalmente, especialmente por seu trabalho desenvolvido há mais de vinte anos na Rede Globo. (...) Chega-se à conclusão de que as expressões utilizadas pelo querelado, ainda que veementes e mordazes, não são aptas à tipificação de crimes de difamação ou injúria", escreveu na sentença.

Em seguida, decretou: "A querelante é pessoa notória e sua imagem, por sua natureza divulgada, está sujeita a elogios, bem como a censuras. Dessa forma, no presente conflito de direitos fundamentais, e tratando-se de ofendida pessoa pública e notória, a fala do querelado não tem o condão de configurar crime, razão pela qual a absolvição sumária é medida que se impõe. Isso posto, ABSOLVO SUMARIAMENTE o querelado ALESSANDRO LO-BIANCO, nos termos do artigo 397, inciso III, do Código de Processo Penal."

PATRÍCIA POETA X SONIA ABRÃO E ALESSANDRO LO-BIANCO

O embate judicial teve início quando Patrícia perdeu a paciência contra os ataques que recebeu de Sonia Abrão desde que assumiu o comando do ‘Encontro’, em junho de 2022. A apresentadora da TV Globo estaria processando a colega da RedeTV! pelos crimes de injúria e difamação. Além dela, Alessandro Lo-Bianco também foi alvo das ações.

As informações foram publicadas pelo site Notícias da TV em maio de 2023. Segundo o veículo, Poeta considera que foi alvo de informações falsas vindas de Sonia Abrão e Alessandro Lo-Bianco. Os dois também teriam feito uma ‘campanha difamatória’ contra ela – totalizando 40 páginas de descrição dos atos.

O advogado de Patrícia, chamado André Perecmanis, cedeu entrevista ao Notícias da TV na época: "Ela [Sonia] praticou alguns crimes, na verdade. A gente pede que ela seja condenada por esses crimes, como injúria e difamação".

Vale lembrar que Patrícia Poeta já havia pedido uma retratação de Sonia e Lo-Bianco, porém foi ignorada. Ela exigiu desculpas ao vivo no ‘A Tarde É Sua’. No entanto, ambos ignoraram a demanda e se limitaram a debochar da situação nas redes sociais.

A medida não é mais considerada pelo advogado da ex-dupla de Manoel Soares. "Agora, a gente não trabalha com retratação. Pedimos condenação", concluiu. Os acusados não se pronunciaram sobre o processo até o momento.