AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / Rei do Futebol

Relembre quantas vezes Pelé foi campeão da Copa do Mundo

Pelé jogou quatro vezes a Copa do Mundo e conquistou três títulos do mundial

Da Redação Publicado em 29/12/2022, às 17h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pelé morreu nesta quinta-feira (29) - Instagram/@pele
Pelé morreu nesta quinta-feira (29) - Instagram/@pele

Pelé morreu aos 82 anos nesta quinta-feira (29). Edson Arantes do Nascimento faleceu após lutar por mais de um ano contra um câncer de cólon, descoberto em setembro de 2021. Ele realizou quimioterapia por alguns meses, e a causa da morte foi falência múltipla de órgãos.

O Rei do Futebol já conquistou três títulos da Copa do Mundo. Ele começou a construir sua história no mundial com apenas 17 anos de idade. Em 1958, na Copa da Suécia, o craque protagonizou lances memoráveis e trouxe o primeiro título para o Brasil. Na época, o atacante do Santos entrou pela primeira vez em um mundial contra a União Soviética, na terceira partida da seleção brasileira. Embora não tenha feito nenhum gol em seu primeiro jogo, ele participou de jogadas decisivas.

O primeiro gol de Pelé em uma Copa foi contra o País de Gales. Já na semifinal contra a seleção da França, ele marcou três gols e conquistou a vaga na final. O jogo que definiria o vencedor foi contra a dona da casa e terminou com o placar 5 a 2 para o Brasil, consolidando a primeira Copa do país. Em quatro partidas jogadas, Pelé marcou seis gols.

Na Copa seguinte, em 1962, o Rei do Futebol jogou duas partidas e marcou um gol. Foi na primeira que ele colaborou para a vitória brasileira, que terminou em 2 a 0 contra o México. Entretanto, no jogo seguinte contra a Tchecoslováquia, ele sofreu uma lesão muscular e não entrou mais em campo no torneio. Contudo, o Brasil levou o título pela segunda Copa consecutiva.

Já a Copa de 1966 não trouxe um resultado tão feliz para Pelé. Ele fez apenas um gol, contra a Bulgária, em uma vitória de 2 a 0. No entanto, ele se lesionou e não conseguiu participar do jogo contra a Hungria, além de ter saído machucado contra a seleção portuguesa. Então, o Brasil foi eliminado ainda cedo da competição disputada na Inglaterra.

Aos 29 anos, na Copa de 1970, Pelé chegou ao torneiro desconfiado pela idade e por suas duas últimas participações no mundial. A seleção estava sob o comando do técnico Mário Jorge Zagallo (91), com uma escalação feita para o Rei do Futebol brilhar, conquistar sua terceira Copa e se tornar o único craque com esse feito. Em seis partidas, ele fez quatro gols. O sucesso foi tanto, que a Copa do Mundo o consagrou pelos gols não marcados no campeonato.

MORTE

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, faleceu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos de idade. Ele foi internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP), no dia 30 de novembro.

Os detalhes do velório ainda não foram divulgados. No entanto, uma estrutura foi montada na Vila Belmiro nos últimos dias para receber a vigília. Seu sepultamento ocorrerá em Santos.

Ele havia sido diagnosticado pelos médicos com anasarca (inchaço generalizado), síndrome edemigênica (edema generalizado), “insuficiência cardíaca descompensada” e confusão mental. Também estava sendo avaliado se ele apresentava encefalopatia hepática.

Sua esposa, Márcia Aoki, chegou a dizer que a internação só ocorreu para realizar exames e a análise mensal da quimioterapia.

Na manhã do dia 30 de novembro, a ESPN noticiou que o craque passou por uma bateria de exames como forma de detectar que problemas os órgãos comprometidos pelo câncer metastático apresentavam, pois a quimioterapia não estava mais surtindo efeito nos tumores de Pelé e ele estava tendo dificuldades em se alimentar.

Já no dia 21 de dezembro, um boletim médico foi divulgado dizendo que ele teve uma "progressão da doença oncológica".

Casado com Márcia Cibeli Aoki desde 2016, Pelé deixa os filhos Edson, Sandra, Joshua, Celeste, Kelly e Jennifer.

Pelé iniciou sua carreira como jogador de futebol aos 15 anos, pelo Santos Futebol Clube. No ano seguinte, já entrou para a Seleção Brasileira. Durante sua carreira, foi o único a vencer três Copas do Mundo da FIFA: 1958, 1962 e 1970. Ele também é o maior goleador da história da Seleção Brasileira, com 77 gols em 92 jogos.

CAUSA

A morte de Pelé foi confirmada pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Em boletim médico, a equipe informou que o ex-jogador faleceu devido à falência de múltiplos órgãos, resultado do avanço do câncer de cólon que vinha tratando.

“O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia. O Hospital Israelita Albert Einstein se solidariza com a família e todos que sofrem com a perda do nosso querido Rei do Futebol”, declarou a nota.