AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / REFERÊNCIA

Um ano sem Glória Maria: relembre momentos marcantes da jornalista

Glória Maria morreu no dia 2 de fevereiro de 2023 - há exatos um ano

A apresentadora ostenta feitos e marcos na TV brasileira. - Reprodução
A apresentadora ostenta feitos e marcos na TV brasileira. - Reprodução

A morte de Glória Maria, falecida em fevereiro de 2023, vítima das complicações de um câncer de pulmão, completa um ano nesta sexta-feira (2). Apesar da tristeza que envolve a data, o legado da jornalista ultrapassa todas as barreiras: sejam elas de distância ou tempo.

Por isso, todas as homenagens são justas - e até pouco para o tamanho alcançado na TV brasileira. Então, nada mais justo que reviver o legado da apresentadora. AnaMaria Digital reuniu alguns dos momentos mais marcantes durante a carreira dela.

- A ESTREIA

Glória Maria: como foi a estreia da jornalista na TV

Pode parecer pleonasmo, mas vamos começar do início: Glória Maria estreou nas telinhas em 1971. Na ocasião, ela foi a repórter designada à cobertura do desabamento do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro.

Apesar de nunca ter revelado sua idade, é apontado que ela teria 22 anos na estreia na TVGlobo. A jornalista foi a primeira repórter negra da TV brasileira.

- PIONEIRISMO

E por falar em pioneirismo, o marco citado não é o único conquistado por Glória. A jornalista também foi a primeira a fazer uma entrada ao vivo na TV brasileira, em 1976. Mais uma vez, o palco foi o Rio de Janneiro: ela entrou para falar sobre o tráfego intenso na Avenida Brasil.

Além disso, a mãe de Laura Mariatambém foi a primeira a participar de uma transmissão em HD no Brasil. Desta vez, o feito foi dividido com Zeca Camargo, no Fantástico, em 2007.

- JORNALISMO NA GUERRA

Ainda sobre pioneirismo, mas esse tópico merece um lugar de destaque: Maria foi a primeira mulher brasileira a cobrir uma guerra. O feito foi alcançado em 1982, quando ela desembarcou nas IlhasMalvinas para noticiar in loco a guerra entre Argentina e Inglaterra.

Foi ela quem noticiou o cessar-fogo entre os países. Em entrevista pouco antes da morte, ela analisou: "Era uma guerra diferente. Não era uma guerra com tiros, era com minas. Eu nunca tinha coberto guerra, mas eu queria ir. Achava que era uma coisa importante para mim. Depois me arrependi, porque eu não dormia, esperando ou temendo que eu tivesse que ir para aquele terreno minado", disse.

"Foi uma experiência única, que eu não repito, mas que eu adorei ter tido", refletiu a jornalista.

- ENTREVISTAS INTERNACIONAIS

Além das centenas de entrevistados nacionais, Glória também acumula bate-papo com astros internacionais. FreddieMercury, EltonJohn e MickJagger e Madonna figuram entre os principais nomes musicais.

Em 1996, foi a única a entrevistas Michael Jackson durante as gravações do clipe da música 'They Don’t Care About Us', no Brasil. O Rei doPop registrou imagens no morro Dona Marta, no Rio de Janeiro, e no Pelourinho, em Salvador.

- GRAVIDADE ZERO

Em 2007, a apresentadora foi convidada a viver uma experiência para lá de inusitada - e inédita: a NASA selecionou jornalistas de todo o mundo para viver uma experiência de gravidade zero. E entre os nomes, claro, estava o de Glória Maria, única representante do Brasil.

O grupo foi para fora d a órbita da Terra para experimentar a nova sensação: "É como se você voltasse a ser criança”, refletiu.

IDA À JAMAICA

Glória Maria visitou mais de 160 países - os 15 passaportes preenchidos corroboram com isso. Mas um desses locais tem um lugar especial no coração dos telespectadores: Jamaica. Foi lá que a apresentadora protagonizou um dos momentos mais inusitados de sua carreira.

Na visita ao país, em 2016, ela participou de um ritual da cultura religiosa rastafari. Um dos hábitos dos seguidores envolvia o uso de maconha. E ela, para não desrespeitar a cultura local, experimentou. O resultado é um dos memes mais conhecidos da internet.

"No primeiro momento, fiquei totalmente tonta. Para quem não está acostumado, é preciso tempo para entender", avaliou Glória, na época.