AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Paladar / Fim de ano

7 dicas para fazer uma tábua de chocolates nas ceias de Natal e Ano-Novo

Chocolates, frutas e sementes são dispostos em tábuas, pedras ou sobre uma toalha de papel de seda

Da redação Publicado em 24/12/2023, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Veja como fazer uma tábua de chocolates nas ceias de Natal e Ano-Novo. - Pixabay
Veja como fazer uma tábua de chocolates nas ceias de Natal e Ano-Novo. - Pixabay

Sabe a tábua de frios? O que sempre foi uma opção de entrada para eventos sociais, inclusive as ceias de Natal e Ano-Novo, voltou a ser tendência, mas agora como uma sofisticada sobremesa. Fica a tábua, só que os queijos e embutidos dão lugar aos chocolates.

As tábuas de chocolate são declaradamente inspiradas na versão salgada, que tem origem francesa. Tanto que nos Estados Unidos, onde estão em alta, elas são chamadas de “chocolate charcuterie boards” (tábuas de charcutaria de chocolate), em referência às carnes embutidas. No Brasil, essa delicada sobremesa chegou com tudo para adoçar as festas de fim de ano.

Chocolates, frutas e sementes são dispostos em tábuas, pedras ou sobre uma toalha de papel de seda. O resultado transmite bom gosto e tem a vantagem da praticidade: cada convidado pode servir-se como quiser.

"As tábuas dão pouco trabalho, são elegantes de servir e ajudam a criar um ambiente informal após a ceia", avalia a fundadora e chocolatier da Nugali, Maitê Lang.

Fazer uma tábua de chocolates é divertido e fácil, mas requer cuidado na escolha dos ingredientes para não azedar a sofisticação. A criatividade e a qualidade dos produtos selecionados são o limite das combinações. AnaMaria Digital separou seis dicas para você fazer bonito nas festas em 2023:

1) Escolha diferentes tipos de chocolate

O mercado brasileiro de chocolates premium amadureceu nos últimos anos, com a introdução no país de produtos com alta concentração de cacau e o modo de produção bean to bar (quando o produtor controla desde a colheita das amêndoas até a embalagem do chocolate). Assim, o consumidor passou a ter muito mais opções de alta qualidade, com menos açúcar e ingredientes naturais.

Selecione chocolates de diferentes intensidades, alguns com alta porcentagem de cacau, outros que trazem a suavidade do leite e ainda os brancos, com a presença marcante de baunilha. A combinação de produtos superiores vai surpreender os convidados.

2) Surpreenda com combinações divertidas

Adicione chocolates que introduzem outros elementos na receita, como café, avelãs e nozes. Existem muitas combinações divertidas e surpreendentes com ingredientes brasileiros, como castanha-do-pará, pimenta-rosa, açaí e cupuaçu. Eles também deixam a tábua mais colorida e atraente.

3) Desenhe com as formas e cores

Componha a tábua levando em conta as cores e formas dos chocolates. Quebre os tabletes em porções menores, combinando com bombons, gotas de chocolate e até um recipiente com fondue de chocolate derretido. Abuse da criatividade para “desenhar” a disposição dos ingredientes.

4) Escolha chocolates de diferentes texturas

Tabletes de chocolate podem ser firmes, como o Nugali 70%, ou de textura sedosa, caso do Gianduia. Essa variedade enriquece a experiência sensorial. Uma dica valiosa é espalhar bombons recheados pela tábua, como pequenos tesouros ao paladar. Lembre-se: o sabor é importante, mas a sensação que cada chocolate provoca ao mastigar, também é.

5 - Não é só chocolate

O chocolate é o protagonista da tábua, mas a escolha dos coadjuvantes faz a diferença. Entre os mais comuns estão as frutas frescas de pequeno porte, como morangos, uvas, mirtilos, cerejas e amoras. Elas proporcionam leveza e frescor, assim como frutas secas, como tâmaras e damascos. Outra sugestão é adicionar sementes, como nozes e castanhas, que contribuem tanto em crocância quanto no visual.

6 - Crie uma sobremesa inclusiva

Tábuas de chocolate também podem ser uma sobremesa inclusiva para pessoas com restrições alimentares. Inclua na tábua opções de chocolates veganos, sem glúten ou lactose — você sinalizar onde eles estão ou até criar uma tábua exclusiva para esses convidados. Mas fique atento às embalagens para ter certeza de que alérgicos a glúten ou lactose podem consumir os produtos. 

7 - De olho no calor

No Brasil, as festas ocorrem em pleno verão, então convém ficar de olho nas altas temperaturas. Chocolates resistem melhor ao calor do que sorvetes, tortas geladas ou pudins, mas se expostos ao sol ou calor em excesso, a experiência pode ser prejudicada.

Se houver ar-condicionado no local, não há com o que se preocupar. Do contrário, evite abrir as embalagens dos chocolates muito antes da refeição. A geladeira também não é a melhor opção, uma vez que pode alterar a textura e a aparência dos chocolates, além de murchar as frutas frescas.