AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Paladar / CURIOSIDADES

Conheça 10 mitos e verdades sobre o vinho

O vinho tem tanta história que muitos mitos surgiram em torno dele; desvende alguns a seguir

Da Redação Publicado em 08/06/2023, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba diferenciar o que é real ou mito quando o assunto é 'vinho' - Foto: Freepik
Saiba diferenciar o que é real ou mito quando o assunto é 'vinho' - Foto: Freepik

O universo do vinho é amplo, com longa história e tradição, acumulando curiosidades, lendas e dúvidas ao longo dos anos. "Vinho dá sono?", "Vinho Rosé é feito de qual uva?" - essas e muitas outras perguntas e falas fazem parte do imaginário popular brasileiro e AnaMaria Digital foi conversar com a Vinícula Salton para descobrir o que é mito ou verdade. Confira a seguir e teste seus conhecimentos!

VINHO DÁ SONO

Mito! O vinho é uma bebida relaxante e consumi-lo de forma moderada relaxa o corpo e faz com que a pessoa durma melhor. Isso, porém, não significa que o vinho atue como sonífero. O álcool tem efeito sedativo e a melatonina oriunda das cascas, polpa e semente das uvas é um hormônio que ajuda a melhorar o sono.

VINHO RESPIRA

Verdade! Existe o termo conhecido como “respiração do vinho” que diz respeito à relação entre oxigênio e a bebida. Ao “respirar” - ou ao entrar em contato com o oxigênio - o vinho libera seus compostos aromáticos e isso pode causar mudanças no sabor e no aroma.

QUANTO MAIS VELHO O VINHO, MELHOR ELE É

Mito! O vinho é uma bebida fermentada, com capacidade de envelhecimento, podendo durar bastante tempo. E vale dizer que menos de 5% deles são produzidos com o intuito de envelhecer - os vinhos de guarda. Grande parte dos vinhos disponíveis são pensados para serem consumidos em pouco tempo, cerca de quatro a oito anos, mantendo suas características de aroma e sabor.

VINHO PRECISA SER GUARDADO EM AMBIENTE ESCURO

Verdade! Esse cuidado extra em como as pessoas armazenam os vinhos pode fazer grande diferença no aroma, sabor e aparência do vinho ao longo do tempo. É recomendado armazená-lo em locais com baixa luminosidade, seja natural ou artificial. A empresa indica que os amantes do vinho mantenham as garrafas em temperaturas em torno de 13 °C e 15 °C.

VINHO FEITO DE VÁRIAS UVAS É RUIM

Mito! A qualidade não está relacionada às variedades de uva utilizadas na elaboração do vinho. O que torna um rótulo bom é o manejo da videira, sua adaptação ao solo e clima da região, além da técnica de vinificação, a higiene na elaboração e a qualidade da safra.

QUEM SE EXERCITA MAIS CONSOME MAIS VINHO

Verdade! O estudo publicado na revista Medicine & Science in Sports & Exercise, liderado por Kerem Shuval, do centro de pesquisa Cooper Institute, apontou que as pessoas que se exercitam mais tendem a beber mais.

VINHO ROSÉ É A MISTURA DO VINHO TINTO COM O VINHO BRANCO

Verdade! Os vinhos rosés são leves, vibrantes e podem ser elaborados com o corte entre uvas-brancas e tintas ou apenas com uvas tintas. A coloração, definida após a prensagem dos frutos para extração do mosto e a tonalidade do vinho, dependerá do tempo em que o mosto ficará em contato com as cascas da uva, de onde extrairá os pigmentos que darão a cor final. Vale ressaltar que os tons variam entre salmão e rosa-claro, conforme passam as horas.

VINHO BRASILEIRO É DE MÁ QUALIDADE

Mito! Os produtores nacionais sabem que há muitos desafios para que os vinhos brasileiros sejam competitivos no mercado, mas já conquistamos espaço especial na mesa dos brasileiros e também de consumidores internacionais com bebidas premiadas - só a Salton possui mais de 200 premiações nacionais e internacionais, conquistadas nos últimos três anos. A abundância da matéria-prima brasileira traz vantagens e permite que tenhamos vinhos cada vez melhores.

EXISTE UM JEITO CERTO DE SEGURAR A TAÇA

Verdade! Segurar a taça pela haste evita que a temperatura do vinho seja alterada. É preciso também estar atento à limpeza da taça, uma vez que um recipiente ‘sujo’ pode esconder os sabores presentes no vinho.

VINHO TINTO SÓ COMBINA COM CARNE E VINHO BRANCO COM PEIXE

Mito! Essa é uma crença popular. Conforme os especialistas da Salton, vinho tinto e vinho branco combinam com uma série de comidas. O vinho tinto junto com o peixe, porém, pode dar uma sensação metalizada na boca, mas se o prato escolhido for o bacalhau, ele pode harmonizar. Já os peixes mais gordurosos, ou com textura, combinam melhor com vinho tinto leve. E carnes brancas e aves também podem ser associadas ao vinho branco mais encorpado e envelhecido, por exemplo. Tudo pode interferir e influenciar na escolha do vinho.