AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Pets / COMPORTAMENTO ANIMAL

Agressividade canina: o que fazer para o seu cachorro se irritar menos

Especialista em comportamento animal explica como controlar a agressividade canina

Agressividade canina - Foto: Reprodução/Freepik
Agressividade canina - Foto: Reprodução/Freepik

Entender o motivo do seu cachorro se comportar de tal forma é fundamental para uma convivência harmoniosa com ele e uma forte conexão. E investigar nuances de personalidade como a agressividade, é crucial para garantir o bem-estar animal.

AnaMaria conversou com a médica veterinária Marina Meireles, que explicou que não há uma diferença clara entre reatividade e agressividade canina. Segundo ela, a primeira é uma resposta intensificada a estímulos.

Já a agressividade canina é uma das possíveis manifestações dessa reação exagerada, que pode começar com desconforto e evoluir para comportamentos agressivos. Ela também explica que o comportamento não se resume a apenas morder.

Até porque, a agressividade canina apresenta sinais antes mesmo da mordida. Eles podem ser desencadeados por diversos motivos, como medo, estresse, dor ou falta de socialização adequada. 

Observar os sinais de alerta, como rosnados, postura corporal tensa, orelhas abaixadas, latidos excessivos, pulos ou tentativas de fuga, ajuda a compreender as razões por trás da agressividade canina.

Marina enfatiza que lidar com essas reações requer paciência e observação cuidadosa. O primeiro passo ao notar tais comportamentos é levar o animal ao veterinário para descartar causas clínicas, como dor física ou desequilíbrios hormonais. 

Somente após essa avaliação é recomendável procurar um adestrador. Além disso, oferecer um ambiente com brinquedos interativos, desafios cognitivos e atividades físicas específicas para cada raça, é fundamental para o equilíbrio emocional dos animais.

A socialização também desempenha um papel crucial. A interação positiva com outros animais, seres humanos e novos ambientes contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais e redução do estresse. 

Passeios regulares, encontros com outros animais e atividades sociais fortalecem os laços afetivos com os cuidadores, criando uma relação saudável e harmoniosa com o pet.

“Ao investir tempo e esforço na compreensão das necessidades individuais de cada animal, o tutor consegue construir vínculos mais profundos, criando uma relação saudável e harmoniosa com o seu melhor amigo”, pontua Marina.

6 cuidados com a alimentação dos pets durante a Páscoa

Dicas para controlar a agressividade canina

Seja paciente e consistente: é importante ter paciência e ser consistente com o tratamento da agressividade canina. O processo pode levar tempo e exige compromisso do dono.

Nunca puna o seu cão: punir o seu cão por comportamento agressivo pode piorar a situação. É importante usar métodos de treinamento positivo que recompensem o bom comportamento.

Mantenha a segurança: é importante tomar medidas para proteger você e outras pessoas de um cão agressivo. Isso pode incluir usar a guia e focinheira em público e manter o cão em um local seguro quando não estiver supervisionado.

Com o tratamento adequado, os cães com comportamento agressivo podem aprender a se comportar de forma adequada e segura. 

Leia também

Cachorro sente calor? Veja como proteger seu pet nos dias quentes

8 dicas de como preparar o pet para a chegada de um bebê

Documentos, vacinação e raças restritas: saiba como viajar de avião com cães e gatos