AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Exclusiva: Vanessa Rozan e Rodrigo Cintra falam sobre o sucesso do 'Esquadrão da Moda' no SBT

Em entrevista, cabeleireiro e maquiadora do 'Esquadrão da Moda' falam com é fazer parte da atração do SBT há 14 anos

*Rodrigo Ceribelli, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 11/08/2023, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rodrigo Cintra e Vanessa Rozan são os especialistas do 'Esquadrão da Moda'. - Rogério Pallatta/SBT
Rodrigo Cintra e Vanessa Rozan são os especialistas do 'Esquadrão da Moda'. - Rogério Pallatta/SBT

O 'Esquadrão da Moda' está no ar há 14 anos, com dois especialistas integrando a atração desde o início: a maquiadora Vanessa Rozan e o cabeleireiro Rodrigo Cintra. E, apesar de ser o reality show de moda mais antigo da TV aberta brasileira, o programa continua se reinventando. Em entrevista exclusiva para esta coluna, eles contam o que o programa mudou na vida deles e os bastidores da atração.

Vanessa, por exemplo, conta que era bem tímida no início, pois foi sua estreia na TV. "Foi uma fase interessante para profissionais de beleza, pois era o começo das câmeras e TVs de alta definição, o que exigia muita atenção e novas técnicas de maquiagem", conta a maquiadora. "Então, eu estava aprendendo a apresentar e reaprendendo a maquiar. Hoje, me sinto mais livre para ser eu mesma e conversar de forma tranquila com cada participante, porque sei que a maquiagem será uma consequência do trabalho da equipe de moda e do cabelo."

Quando compara a primeira com a última temporada que foi ao ar, Vanessa revela que o fato mais marcante nessa fase da atração foram as recomendações e sugestões de cuidados de saúde e beleza. “Embora cada temporada seja uma boa novidade, a verdade é que cada episódio é totalmente novo, porque conta uma história completamente inédita. Nessa fase do programa, acredito que incluímos boas dicas que linkaram o programa na TV com conteúdo on-line, que estende nosso contato com quem está assistindo o programa” comenta Rozan.

Comunicativa, Rozan sempre traz pautas relevantes e atuais em suas redes, como a beleza na era da inteligência artificial, a fake news da beleza dada pelo uso de filtros em fotos, harmonização facial e diversos outros conteúdos. Antigamente, para dar um “up” no corpo e no rosto, se utilizava da maquiagem, mas hoje existem outros “recursos” para isso. A expert explica a importância de debater e trazer esses temas à sociedade atual.

“Acredito que, desde o primeiro dia do 'Esquadrão da Moda', eu estava preocupada em desconstruir o padrão de beleza. Antes, era a maquiagem, que era usada para reconstruir o rosto todo, mas pelo menos era fácil voltar atrás [...]. Hoje, as celebridades já estão recuando e removendo preenchimentos faciais, buscando efeitos mais naturais. E quanta gente fez e agora vai ficar com aquele resultado datado, super evidente? ”, comenta a entrevistada.

E como o programa dá diversas dicas ao público, Vanessa compartilha sua rotina de skincare e lazer, e como faz para se sentir bem. “Rotina de beleza é algo que você deve fazer todos os dias, por isso o nome ‘rotina’. Claro, tem dias que a gente esquece ou não consegue fazer, mas a ideia é cuidar da pele e ter uma consistência de fazer todos os dias. Limpar, hidratar e proteger para o dia e limpar e tratar para a noite. Fora tomar bastante água, que é fundamental. Para se sentir bem: rir com amigos, fazer terapia, estudar, ler e dançar ballet clássico”, alega a maquiadora.

SE REINVENTAR É PRECISO!

Hair stylist, Rodrigo Cintra tem mais de 30 anos de trajetória profissional na área, sendo um dos profissionais mais requisitados para palestras e editoriais de revistas. Com 4,7 milhões de seguidores no Instagram, ele é um dos cabeleireiros com mais admiradores nas redes sociais do país. 

Segundo ele, muita coisa mudou na sociedade em relação ao estilo. O cabeleireiro garante que se reinventar é necessário e declara seu segredo: “O mercado de beleza sempre foi um mercado que mudou muito, tinha uma época que era uma moda mais ditada, hoje, você tem uma moda das pessoas buscarem a beleza própria, explorar os pontos positivos que cada um tem. Além dos cursos que eu faço, eu vou para fora do país e faço cursos, mas eu acho que o meu grande laboratório, na questão de atualizar o formato de trabalho, acaba sendo o salão de beleza, porque você vivencia isso, as mudanças no dia a dia”.

Cintra acredita ainda que o cabelo é uma fonte de autoestima tanto para mulheres quanto para os homens, sendo uma ferramenta poderosa de confiança. Com seu estilo visagismo, técnica usada para valorizar a beleza de cada rosto, ele defende que o método é importante para enaltecer a naturalidade e quebrar os padrões estéticos impostos às mulheres.

“Realçar o que cada pessoa tem de ponto forte, porque a beleza é relativa, cada pessoa tem sua beleza, sua autenticidade, então, quando temos um olhar visagista, você tenta explorar os pontos positivos das pessoas, o que ela precisa passar com a imagem, não somente por necessidade, mas porque ela deseja passar isso como mensagem e visual. Eu acho que o visagismo é fundamental no meu trabalho justamente para tentar explorar a melhor versão de cada pessoa”, avalia Rodrigo.

Em relação ao 'Esquadrão da Moda', Rodrigo Cintra conta a participante que mais marcou seu coração: Sarah. "É uma cabeleireira que diz ter escolhido a profissão por minha causa, pois era super fã minha. Tanto que, hoje, ela trabalha comigo, faz parte da minha equipe. Então, é uma menina que me marcou bastante, pela admiração ao meu trabalho e por me acompanhar há muito tempo”, diz Cintra.

PLANOS PARA O FUTURO

Rodrigo tem um salão de beleza, o “The Art Salon”, além de uma empresa de cosméticos, a “Olenka”, com quase 1.500 funcionários. Para o futuro, o cabeleireiro diz: “Um sonho é fazer a empresa crescer, empregar mais pessoas e mudar mais vidas. Eu acho que é uma meta futura do meu trabalho”.

Já Vanessa fundou, em 2009, o “Liceu de Maquiagem”, uma escola de beleza com o intuito de ensinar técnicas profissionais de maquiagem e inovações para automaquiagem. Ela alega, porém, estar disposta para construir outras oportunidades futuras: “Estou aberta para novos trabalhos e projetos. Vamos ver o que vem por aí! ”, finaliza Rozan.

*RODRIGO CERIBELLI é um entusiasta e amante da cultura artística mexicana, sendo conhecido como o “Queridinho Brasileiro” dos atores latinos. Tanto que já foi colunista do Direto do México, publicado na revista Minha Novela. Aqui, na Revista AnaMaria, trará semanalmente um novo conteúdo sobre famosos, novelas mexicanas e os atores latinos. Instagram: @ceribellirodrigo