AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Coronavírus

Anvisa confirma primeiros casos da variante Ômicron no Brasil

Homem e mulher, que vieram da África do Sul, foram diagnosticados

Da Redação Publicado em 30/11/2021, às 18h28 - Atualizado às 18h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Primeiros casos da variante Ômicron são registrados no Brasil - Fusion Medical Animation/Unsplash
Primeiros casos da variante Ômicron são registrados no Brasil - Fusion Medical Animation/Unsplash

A Anvisa confirmou, nesta terça-feira (30), os dois primeiros casos no Brasil da variante Ômicron do coronavírus. O diagnóstico e os resultados positivos foram feitos pelo laboratório do hospital Albert Einstein instalado no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, os sequenciamentos genéticos que apontaram a variante são de um homem, de 41 anos, e uma mulher, de 37, que vieram da África do Sul. Ao desembarcarem no Brasil, eles tiveram resultado positivo em exames PCR coletados pelo laboratório local.  

Na ocasião, os dois apresentaram sintomas leves e, após o diagnóstico, feito em 25 de novembro, o casal foi orientado a permanecer em isolamento domiciliar. Agora, eles estão sob monitoramento das Vigilâncias estadual e municipal. 

"Diante dos resultados positivos, o laboratório Albert Einstein adotou a iniciativa de realizar o sequenciamento genético das amostras. O laboratório notificou a Anvisa sobre os resultados positivos dos testes e sobre o início dos procedimentos para sequenciamento genético no dia 29/11 e, na data de hoje, 30/11, informou que, em análises prévias, foi identificada a variante Ômicron do Sars-Cov-2", informa a nota da Anvisa.

Na última sexta-feira (26), diante dos casos envolvendo a variante Ômicron, a Anvisa recomendou medidas restritivas para voos e viajantes que viessem da África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.