AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Brasil confirma o primeiro caso de coronavírus

Homem de 61 anos é o primeiro caso confirmado de coronavírus no Brasil

Da Redação Publicado em 26/02/2020, às 07h27 - Atualizado às 07h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vítimas fatais do coronavírus já chegam a 2663 ao redor do mundo - IOC/Fiocruz
Vítimas fatais do coronavírus já chegam a 2663 ao redor do mundo - IOC/Fiocruz

O Ministério da Saúde confirmou que um homem de 61 anos foi diagnosticado com o novo coronavírus, na terça-feira (25). Ele não teve a identidade divulgada e passou por observação no Hospital Israelita Albert Einsten, na zona sul de são Paulo (SP). 

O homem em questão tem 61 anos e ficou entre os dias 9 e 21 de fevereiro na Itália, em uma viagem a trabalho. As pessoas que tiveram contato próximo com ele também serão monitoradas pela equipe médica da instituição. 

De acordo com o hospital, o homem foi enviado para casa e ficará isolado pelos próximos 14 dias. De acordo com o Ministério da Saúde, ele apresenta os sintomas da doença, tais como tosse seca, febre, dor de garganta e coriza. No entanto, passa bem e tem “sinais brandos”.

No exame específico para o coronavírus, preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o resultado foi positivo. Para seguir o protocolo internacional é necessária uma contraprova a ser feita pelo Instituto Adolfo Lutz, que está sendo realizada. O resultado definitivo deve sair nesta quarta-feira (26).

Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está analisando a lista de passageiros do voo que trouxe o homem para São Paulo, e as secretarias estaduais de Saúde serão informadas sobre o destino final de cada viajante. Ou seja, se um passageiro que estava no mesmo voo tiver feito apenas conexão em São Paulo, outros estados também serão avisados para entrar em alerta e adotar medidas sanitárias.