AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Decisão da Justiça autoriza que Lula seja transferido para São Paulo

Justiça autoriza transferência de Lula para São Paulo

Da Redação Publicado em 07/08/2019, às 11h03 - Atualizado em 18/08/2019, às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lula Lula foi condenado inicialmente a 12 anos e 1 mês de prisão - Reprodução/Instagram
Lula Lula foi condenado inicialmente a 12 anos e 1 mês de prisão - Reprodução/Instagram

Luiz Inácio Lula da Silva será transferido de Curitiba (PR) para São Paulo (SP). A decisão foi assinada pela juíza substituta Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, na manhã desta quarta-feira (7).

De acordo com o portal R7, o documento não informa em qual local o ex-presidente será preso e revela que cabe às autoridades policiais adotar as medidas de segurança necessárias para que ele sera transferido. 

Segundo a decisão, manter Lula preso em Curitiba, onde ele cumpre pena desde o dia 7 de abril de 2018, gera prejuízo ao interesse público, por causa do emprego de recursos humanos e financeiros destinados à atividade policial na custódia do ex-presidente.

Além disso, a defesa alega que a "presença de grupos antagônicos passou a demandar atuação permanente dos órgãos de segurança de forma a evitar confrontos, garantir a segurança dos cidadãos e das instalações". Isso porque diversas pessoas passaram a se aglomerar no entorno da Sede da Polícia Federal em Curitiba.

A juíza também levou em conta o pedido da defesa que argumenta que, em São Paulo, Lula ficaria mais perto de seus familiares e amigos. A decisão considerou que "uma vez sob a tutela estatal, é dever do Estado garantir-lhe a integridade física, moral e psicológica — como, aliás, deveria ser observado em relação a qualquer cidadão preso". 

Lula havia sido condenado a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do triplex no Guarujá (SP). Após três meses, o STJ (Supremo Tribunal de Justiça) reduziu a pena do ex-presidente para 8 anos, 10 meses e 20 dias.