AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Eleições

Eleições 2022: Quem são os famosos eleitos como deputados e senadores?

De ex-jogadores de futebol a cantoras, vários famosos foram bem votados nas eleições 2022

Da Redação Publicado em 03/10/2022, às 13h40 - Atualizado às 14h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alguns famosos não conseguiram se eleger mas serão suplentes de deputados e senadores pelos seus partidos - Instagram/@romariofaria@oficialdanrlei01@lecibrandao
Alguns famosos não conseguiram se eleger mas serão suplentes de deputados e senadores pelos seus partidos - Instagram/@romariofaria@oficialdanrlei01@lecibrandao

A apuração dos votos do primeiro turno das eleições 2022 aconteceu no último domingo (2) e, com ela, veio a notícia de que vários nomes conhecidos das páginas sobre celebridades vão integrar a Câmara, o Senado e as Assembleias Legislativas a partir do próximo ano.

De ex-jogadores de futebol a cantoras, vários famosos foram bem votados nestas eleições. Confira quais são eles!

1. Romário (PL)

Reeleito como senador pelo Rio de Janeiro, o ex-jogador de futebol teve mais de 2,3 milhões de votos, 29% dos votos válidos do estado. Vale lembrar que, em 2014, ele se tornou o senador mais votado da história do Rio de Janeiro, com 4 milhões de votos.

2. Danrlei de Deus Goleiro (PSD)

Outro ex-jogador de futebol, Danrlei de Deus Goleiro irá compor a Câmara dos Deputados a partir de 2023 representando o Rio Grande do Sul. Este é o quarto mandato do famoso.

3. Mário Frias (PL)

O ex-Malhação e ex-secretário especial de cultura do governo de Jair Bolsonaro também será deputado federal, após conquistar 122 mil votos no estado de São Paulo.

4. Maurício do Vôlei (PL)

Maurício Souza, ex-jogador de vôlei da Seleção Brasileira que ficou conhecido em 2021 por apoiar o atual presidente e, neste ano, foi afastado do Minas Tênis Clube por comentários homofóbicos, foi eleito deputado federal por Minas Gerais.

5. Leci Brandão (PCdoB)

No âmbito estadual, a cantora de samba Leci Brandão seguirá trabalhando na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) no próximo ano. Eleita com pouco mais de 90 mil votos, este será o quarto mandato da artista.

6. Thiago Gagliasso (PL)

O ex-A Fazenda e irmão de Bruno Gagliasso também foi eleito deputado estadual, mas no Rio de Janeiro. Apesar de ser a primeira vez que se candidata, o ator foi o sétimo mais votado do estado, com mais de 100 mil votos.

SUPLENTES

Apesar de não terem conseguido votos suficientes para se elegerem, alguns famosos serão suplentes de deputados e senadores devido à quantidade de votos recebidos pelos partidos aos quais pertencem.

Assim, se o senador ou deputado de sua chapa sair do cargo para assumir um ministério, tiver o mandato cassado ou falecer, será ele ou ela quem assumirá a cadeira no Poder Legislativo.

No Rio de Janeiro, alguns suplentes a Deputados Federais são: a atriz Lucélia Santos (PSB-RJ), o pastor Márcio Poncio (Pros-RJ), a ex-paquita Andrea Sorvetão (Republicanos) e a ex-modelo Marinara Costa (PL).

Já no Distrito Federal, a ex-loira do Tchan Silmara Miranda (Republicanos) também será suplente deste mesmo cargo pelo seu partido.