AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / Política

Em meio a quebra de sigilo de 100 anos de Bolsonaro, Lula abre cartão de vacinação

Bolsonaro decretou sigilo de 100 anos após pedido de acesso ao seu cartão de vacinação

Da Redação Publicado em 16/02/2023, às 16h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Instagram/@jairmessiasbolsonaro/ Foto: Ricardo Stuckert - Bolsonaro colocou sigilo de 100 anos em seu cartão de vacinação enquanto era presidente
Instagram/@jairmessiasbolsonaro/ Foto: Ricardo Stuckert - Bolsonaro colocou sigilo de 100 anos em seu cartão de vacinação enquanto era presidente

O sigilo de 100 anos do cartão de vacinação de Bolsonaro pode ser quebrado. Em meio à decisão da Controladoria-Geral da União (CGU), o presidente Lula abriu seu documento ao público por conta de um pedido feito via Lei de Acesso à Informação (LAI). As informações são da jornalista Ana Flor, da GloboNews.

A imprensa cobriu a vacinação de Lula contra a Covid-19, e o petista também fez questão de registrar o momento em que era imunizado por meio de suas redes sociais. Ainda assim, tornar público o documento mostraria que o presidente entende as regras de instauração de sigilo de 100 anos, que passam a ter critérios mais claros.

Ana Flor disse que duas fontes do governo confirmaram que Lula não tem problema em disponibilizar os dados requeridos.

De qualquer modo, se a CGU decidir pela quebra do sigilo, será responsabilidade do Ministério da Saúde abrir os dados ao solicitante que, neste caso, são alguns veículos de comunicação.

Vale lembrar que Bolsonaro impôs o sigilo de 100 anos sobre o seu cartão de vacinação enquanto estava na presidência, após ter chegado um pedido via Lei de Acesso à Informação (LAI) para que o ex-presidente cedesse os dados.

QUEDA DO PRIMEIRO SIGILO

Logo em 11 de janeiro, poucos dias após assumir o cargo de Presidente da República pela terceira vez, Luiz Inácio Lula da Silva quebrou o primeiro sigilo de 100 anos de Jair Bolsonaro.

A lista de visitas recebidas por Michelle Bolsonaro no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente do Brasil, foi o primeiro item a ser divulgado. Segundo o Estadão, a ex-primeira dama recebeu 565 visitantes nos dois últimos anos de mandato de Bolsonaro, ou seja, entre 2021 e 2022.

Nídia Limeira de Sá, diretora de Acessibilidade e Apoio a Pessoas com Deficiência do Ministério da Educação, lidera a estatística com 51 visitas à residência presidencial.

CONFIRA AS VISITAS

  • Claudir Machado, pastor da Igreja Batista Atitude em Brasília -  51 vezes;
  • Juliene Cunha, cabeleireira – 24 vezes;
  • Cynara Boechat, estilista – 5 vezes.

Uma das promessas feitas por Lula durante a campanha eleitoral foi que trabalharia para quebrar o sigilo de 100 anos instaurado por Bolsonaro, tanto em relação à imunização, quanto sobre outras questões. Algumas delas são: a investigação ao general do Exército e ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o registro de visita de pastores Gilmar dos Santos e Arilton Moura, e o acesso de Carlos e Eduardo Bolsonaro ao Palácio do Planalto.