AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Gretchen passa por cirurgia para retirada de útero; saiba o motivo

Especialista explica a doença que Gretchen teve e a razão para a decisão drástica, a seguir!

Da Redação Publicado em 21/02/2024, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gretchen - Foto: Reprodução/Instagram
Gretchen - Foto: Reprodução/Instagram

Gretchen passou pela cirurgia de retirada de útero na manhã desta terça-feira. Ela sofria com uma doença chamada adenomiose, que resultou no crescimento anormal de seu útero e em intensas dores e sangramentos

A AnaMaria conversou com o médico ginecologista André Vinícius e ele explicou que para entender o que é a adenomiose, antes é necessário compreender como é a formação do útero, já que os assuntos são relacionados.

O útero é formado por três camadas: a serosa, que é a camada que o recobre; o miométrio, uma camada muscular intermediária; e o endométrio, que é a camada mais interna do útero. A adenomiose é quando o tecido que reveste o útero vai parar na musculatura dele. 

Quais os sintomas da adenomiose?

A adenomiose pode ser tanto sintomática quanto não apresentar sintomas. Os três principais sintomas que uma paciente sintomática apresenta são:

  • Infertilidade
  • Cólicas menstruais mais intensas
  • Aumento do fluxo menstrual e dos dias de período (a paciente que antes menstruava 3, 4 dias, passa a menstruar, 6, 7, 8 dias).

Como diagnosticar a adenomiose?

Quando não há sintomas, a adenomiose é diagnosticada por meio de uma ultrassonografia. A cantora Gretchen estava com o útero no tamanho de 850 centímetros, o que equivale a uma gestação de 20 semanas.

Segundo Vinícius, outro exame possível para identificar essa doença é a ressonância nuclear magnética da pelve, que tem alto índice de acerto.

Quais os tratamentos disponíveis para a adenomiose?

O tratamento da adenomiose em pacientes sintomáticas consiste em fazer o controle dos sintomas. Ou seja, medicamentos para controle de cólica, bloqueio hormonal ou até mesmo um DIU (Dispositivo Intra-Uterino). 

“O DIU medicado com levonorgestrel tem uma ação muito interessante, pois diminui as cólicas menstruais da paciente e diminui o fluxo também”, pontua Vinícius.

O médico complementa que é preciso ainda aliar o tratamento a um estilo de vida mais saudável, com a prática regular de atividade física, alimentação leve e equilibrada e o controle de estresse.

Em quais casos a cirurgia é indicada?

Existem casos em que a doença possui pontos focais, o que permite a realização de uma cirurgia para retirada desses pontos. Segundo o especialista, ela é ideal para pacientes que querem engravidar.

Já a histerectomia, isto é, a retirada completa do útero como fez Gretchen, é um tratamento definitivo indicado para mulheres que já não desejam engravidar e que não conseguiram controlar a doença com a ajuda dos tratamentos convencionais.

Por ser uma doença localizada na camada muscular do útero, se retirar essa camada, não se tem mais o local para o tecido endometrial se instalar”, finaliza o especialista.

Se você leu até aqui, clique no link e aproveite para ler também sobre as revelações inéditas que ela fez sobre os divórcios que teve.