AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Idoso sobre pular de prédio para se salvar de incêndio causado pela neta: ''Não tinha opção''

Menina de 11 anos ateou fogo em um sofá após ser proibida de usar celular

Da redação Publicado em 17/10/2023, às 10h08 - Atualizado às 10h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vandenilson e a esposa pularam de prédio para se salvar de incêndio - TV Integração/Redes sociais
Vandenilson e a esposa pularam de prédio para se salvar de incêndio - TV Integração/Redes sociais

Valdenilson Ribeiro Souza, de 70 anos, falou sobre o susto que sofreu no último sábado (14), quando precisou pular do quarto andar do prédio em que morava para conseguir se salvar de um incêndio provocado pela própria neta, de 11 anos. O caso aconteceu em Pato de Minas (MG), em um condomínio no bairro Jardim Ipanema, e o idoso afirmou que "não tinha opção" a não ser se jogar da janela do apartamento.

"A gente não tinha opção. Disse 'vamos morrer de qualquer jeito, mas vamos morrer tentando nos salvar", contou em entrevista à TV Integração, afiliada da Rede Globo.

Na ocasião, Vandenilson e a esposa tiveram a ajuda de vizinhos que, orientados pela polícia, colocaram colchões no térreo para amortecer a queda deles. "Os vizinhos e todos que se sensibilizaram de certa forma, os amigos, são anjos que Deus usou aqui na Terra nesse momento de aflição para nos socorrer", afirmou.

COMO ACONTECEU

Vandenilson contou que sua esposa proibiu a neta de usar o celular porque ela estava "olhando coisas que a gente não aprova". A menina, então, foi brincar de patins no pátio do condomínio. Em seguida, o casal foi dormir para descansar de uma viagem. Ele, então, acordou com o cheiro de fumaça e os estalos de fogo.

O idoso chamou a esposa e tentou abrir a porta para socorrer a neta. No entanto, eles haviam sido trancados por fora pela menina, justamente quem ateou fogo no sofá do imóvel. Assim, ele usou uma furadeira e um martelo para tentar arrombar a porta. Diante do fracasso das tentativas, pegou um canivete e cortou a tela de proteção da janela para conseguir escapar com vida.

Inicialmente, Vandenilson segurou a esposa pelos braços para depois conseguir soltá-la, de forma que ela não batesse nas janelas dos apartamentos inferiores. "Depois foi minha vez. Tinha um caixote aqui dentro, subi, sentei, virei, fiquei com as pernas penduradas. E eu tive que dar um impulso para não acertar nos obstáculos", contou.

Apesar da altura, ele sofreu apenas uma luxação no tornozelo. A esposa, por sua vez, está com duas fraturas no pé e terá que passar por cirurgia.